Para quem usa constantemente o Facebook já deve ter reparado que a "Linha do Tempo" (ou feed de notícias) costuma ser inundada com mensagens, muitas delas, de anúncios ou conteúdos patrocinados (ou "impulsionados", no jargão usado pela rede social). Desde o início da campanha eleitoral, os brasileiros passaram também a receber propaganda de candidatos e partidos, canal utilizado pela primeira vez na disputa deste ano.
Mas muitas pessoas não sabem o porquê de estarem recebendo essas publicações pagas. Outras não diferenciam esse tipo de mensagem daquelas enviadas por amigos. Uma extensão disponível gratuitamente nos navegadores Chrome e Firefox, que acaba de ser lançada, pode ajudar usuários a lidar com essas práticas direcionadas, ao dar mais transparência e dificultar o uso de dados para a segmentação de anúncios. O nome da extensão é Fuzzify.me.
A ferramenta foi produzida pela organização brasileira Coding Rights, que atua com direitos humanos e tecnologias digitais. O desenvolvimento contou também com a participação de pesquisadoras de outras entidades internacionais, como Human Rights Watch.
Funcionamento
Depois de instalada, a extensão é mostrada na forma de um botão no canto superior direito do navegador, ao lado do menu. Ao abri-la, é possível ver os anúncios publicados no feed de notícias do Facebook e o motivo de eles serem mostrados. Assim, o recurso ajuda o usuário a compreender melhor como seu perfil está sendo construído e que tipo de segmentação está sendo adotada por cada anunciante.
"A ideia é que, olhando a 'Linha do Tempo' e porque você está sendo alvejada com anúncios, vá entendendo como o Facebook está te perfilando e te vendendo. Pensamos que seria interessante no contexto de eleições para pegar os anúncios políticos também", comenta Joana Varon, uma das criadoras da ferramenta, em entrevista à Agência Brasil.
Mais do que apenas mostrar ao usuário como seus dados estão sendo usados, o Fuzzify.me ajuda a pessoa a "limpar" as preferências de anúncios. O controle dessas configurações já existe no Facebook, mas a extensão facilita tanto a visualização das diversas fontes de informação usadas para segmentar anúncios (como seus interesses ou os anunciantes com quem se relaciona) quanto a remoção destas da plataforma.
Essa "limpeza" das preferências ajuda a reduzir o número de anúncios publicados na "Linha do Tempo". Além disso, expõe ao detentor da conta os "interesses" que a rede social criada por Mark Zuckerberg está atribuindo a ele. Um dos desafios é o fato de o Facebook "recolocar" as preferências rapidamente após elas serem apagadas.
Assim, apesar de a plataforma afirmar que o usuário tem o controle sobre essas configurações, para que os dados coletados não sejam usados para "vender" o usuário a anunciantes, o usuário deve recorrer frequentemente à página de controle dessas preferências, o que dificilmente ocorre. Outra funcionalidade do Fuzzify.me é "automatizar" essa limpeza, exatamente para que a tarefa não tenha de ser feita de forma repetida.
(com Agência Brasil)
BRASIL
Nova ferramenta 'filtra' anúncios da 'Linha do tempo' do Facebook
Criada por uma organização brasileira, ela ajuda usuários a evitar mensagens indesejadas
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação