De acordo com o site americano Got Questions, especializado em dúvidas ligadas à Bíblia, existem várias teorias sobre o objeto da "moda". Muitas pessoas consideram a cruz deitada uma outra versão da cruz vertical – tradicional símbolo do cristianismo. Outros atribuem um significado mais específico: a cruz nórdica seria a representação da obra consumada de Jesus, ou seja, tendo obtido nossa salvação, Ele colocou Sua cruz no chão.
Porém, como esse símbolo é encontrado nas bandeiras de todos os países escandinavos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Ilhas Faroé e Groenlândia), uma explicação bastante plausível é a de que a cruz deitada faz referência à época em que o cristianismo foi adotado pelas nações nórdicas.
O Got Questions lembra ainda que existem suposições mais "humanísticas" relacionadas ao pingente. "Alguns vêem a cruz horizontal como uma representação da terra, em oposição ao céu, porque é nela que a vida deve ser vivida.
De qualquer forma, esse acessório passou a fazer parte do look de várias pessoas e pode até não ter um significado específico além de simples objeto da moda.
Ainda assim, lembrando que Neymar é evangélico, surge uma dúvida: um cristão pode usar essa cruz caída, ou nórdica? "Não há nada abertamente pecaminoso nisso. E se é uma oportunidade para expressar a fé em Cristo, tanto melhor. Devemos perguntar: 'Isto traz glória a Deus?'. Uma cruz lateral traz glória a Deus? Pode sim, dependendo de quem a usa e seus motivos para usá-la", esclarece o Got Questions..