De qualquer maneira, a vacina deve ser tomada ao menos 30 dias antes de qualquer intervenção cirúrgica, pois o sistema imunológico estará se adaptando ao novo antígeno, formando defesas contra organismos infecciosos e demais invasores e isso pode comprometer a resposta inflamatória após o procedimento.
Da mesma forma são necessários alguns cuidados no processo de recuperação. Por exemplo, apesar de o organismo ficar mais debilitado após a cirurgia plástica, caso o paciente queira tomar alguma vacina, por medo de contrair doenças, o médico alerta que é necessário aguardar os mesmos 30 dias para que o organismo resolva o processo de trauma cirúrgico e possa reagir adequadamente ao imunizante.
Newton Roldão lembra que após a cirurgia plástica ocorre o processo de cicatrização e de eliminação de líquidos. Além disso, a circulação sanguínea precisa trabalhar dobrado e o organismo gastará mais energia. Por isso, é preciso oferecer ao corpo as condições necessárias para que ele consiga se recuperar da melhor maneira possível.
Os cuidados, sem dúvida, começam nos exames pré-operatórios: eletrocardiograma, hemograma, urina, glicemia, entre outros, conforme solicitação do médico. Além da carteirinha de vacinação, também é importante informar todos os remédios que fazem parte da sua rotina..