Um levantamento feito pelo site britânico Dogs Blog, especializado em adoção de cães, as celebridades e os influenciadores digitais que usam as redes sociais, especialmente o Instagram, estão fazendo com que algumas raças de cachorros sejam mais procuradas, enquanto outras estão sendo rejeitadas e os animais abandonados.
O Dogs Blog ouviu vários proprietários de canis no Reino Unido e descobriu que as fotos publicadas na internet influenciam as vendas de determinadas raças, especialmente buldogues franceses e pugs. A informação foi divulgada pela versão britânica do jornal Metro. Existem até listas de espera para aquisição desses bichinhos "bons de selfie".
O problema é que os cãos das raças staffordshire bull terriers, akitas e greyhounds estão entre os menos preferidos. Muitos acabam abandonados – emn média com 2 anos de idade – por não serem "da moda" ou vivem o resto da vida nos canis, sem serem levados por alguma família.
Ainda conforme o levantamento, 95% dos canis consultados pelo site consideram que os tutores agem por impulso, especialmente devido às redes sociais, e compram um cão sem compreender as responsabilidades envolvidas. Com isso, acabam por abandoná-los pouco tempo depois.
"Nem todas as pessoas que compram ou adotam uma raça popular fazem isso inspirados por celebridades ou pela cultura do Instagram, que torna algumas raças mais populares do que outras. No entanto, é evidente que a mudança na popularidade de certas raças coincide com as celebridades e influenciadores, que ditam quais raças serão abandonadas nos abrigos", comenta Ryan O'Meara, co-fundador do Dogs Blog, em entrevista para o Metro.
INTERNACIONAL
Raças poucos 'populares' no Instagram acabam abandonadas
Isso segundo levantamento feito no Reino Unido
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação