Poucas pessoas aceitam as marcas de expressão e os sinais da idade. Quem não curte esses traços, especialmente as rugas, pode optar por procedimentos estéticos, invasivos ou não. Um dos mais usados é a aplicação da toxina botulínica, mais conhecida pelo nome comercial Botox.
De acordo com dados de 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é o segundo tratamento não-cirúrgico mais procurado, perdendo apenas para o preenchimento. O procedimento se dá por meio de injeções da substância em músculos específicos, causando relaxamento da musculatura.
A dermatologista Teresa Noviello lembra que apesar de ser uma prática comum, a aplicação de Botox ainda gera muitas dúvidas nos pacientes. "É natural que surjam dúvidas. Primeiramente, o principal ponto que o paciente deve observar é a formação do profissional médico. É de suma importância que o mesmo seja especialista na área e capacitado", orienta a especialista.
Abaixo a médica esclarece alguns temas ligados à toxina botulínica:
O efeito do Botox é imediato?
Teresa explica que é preciso aguardar de 24 a 48 horas para a ativação da substância no músculo. "É preciso esperar dois ou três dias para que os resultados apareçam. Estudos mostram que os efeitos máximos são atingidos em duas semanas".
A aplicação só é indicada para adultos?
"Não há uma idade mínima para aplicação. O mais importante é sempre ter uma avaliação correta do especialista e a indicação apropriada para o procedimento", pondera a dermatologista.
É possível prevenir rugas usando Botox?
A médica esclarece que as aplicações em pacientes jovens ajudam a evitar lesões profundas na derme, que podem causar a ruga, pois agem nos músculos que se movem excessivamente. "Há alguns músculos que se movem mais. Esse excesso de movimentações marca a pele profundamente e gera a ruga. Ao aplicar Botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos", comenta a especialista.
A aplicação é dolorosa?
"Não, praticamente indolor e normalmente feita com agulhas bem finas, tipo as de insulina", assegura Teresa Noviello. Mas, segundo ela, em caso de pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.
O produto atua da mesma forma em todas as áreas do rosto?
De acordo com a dermatologista, o que ocorre é a utilização correta da toxina por profissionais médicos qualificados. Ou seja, conhecimento da técnica de aplicação, no local e no músculo exato e a dose ideal, para que tenha o resultado eficaz e satisfatório.
BEM-ESTAR
Tire dúvidas sobre o Botox
Aplicação da toxina botulínica é cada vez mais comum no Brasil
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação