De acordo com levantamento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção de vinho, com 340 milhões de litros produzidos em 2017. Mesmo estando longe do primeiro lugar, que pertence à Itália (4,25 bilhões de litros produzidos em 2017), ainda há muito a ser explorado em nosso mercado.
Um dado curioso da empresa de consultoria Wine Intelligence mostra que cerca de 1,7 milhão de brasileiros compraram vinho pela internet no ano passado, o que equivale a um aumento de 40% em relação a 2016. Não é à toa que o país está em 3º lugar no número de consumidores online de vinho, atrás apenas da China e do Reino Unido. Os principais atrativos são os preços competitivos e a praticidade para o comprador.
Já em relação ao consumo da bebida, conforme análise do site Cuponation, Portugal é a nação campeã no consumo per capita de vinho, com média de 58 garrafas por ano, por habitante. Em seguida aparecem os franceses, com 54 garrafas; italianos, com 50; e os suíços, em terceiro, com 44 unidades consumidas, em média.
Nesse ranking, que contempla o consumo da bebida fermentada da uva de 29 países, o Brasil aparece em 17º, com 330 milhões de litros consumidos pela população anualmente, o que equivale a aproximadamente 1,7 litro per capita, ou mais ou menos duas garrafas.
Em relação ao nosso país, o vinho tem um concorrente muito forte, quase imbatível: a popular cerveja. Conforme levantamento do Cuponation, cada brasileiro consome aproximadamente 35 vezes mais cerveja do que vinho anualmente, o que dá, em média, 60,4 litros por pessoa. Ainda assim, estamos bem atrás da República Tcheca, onde são ingeridos, em média, 143,3 litros anualmente da loira gelada.
MERCADO
Brasil é o 17º maior consumidor de vinhos no mundo
São cerca de duas garrafas por brasileiro, anualmente
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