"Temos um quadro de crescimento nos anos iniciais, especialmente das redes municipais. Tivemos avanços do sexto ao nono ano, mas ainda insuficientes, e uma estagnação do ensino médio, que cada vez mais se distancia da meta. Há uma necessidade muito grande de fazermos logo mudanças estruturantes", diz o ministro da Educação Rossieli Soares, em comunicado enviado à imprensa. "É necessário avançar nessa reforma para trazer este novo ensino médio para o Brasil", completa.
Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1% em 2017. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7% em 2015, atingiu 3,8% em 2017. A meta estabelecida para 2017 era de 4,7%.
De acordo com o MEC, até 2015, os resultados do ensino médio, diferentemente do ensino fundamental, eram obtidos a partir de uma amostra de escolas. A partir da edição de 2017, o exame passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. Pela primeira vez o Inep passou a calcular Ideb para as escolas de ensino médio. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. Neste cenário, cinco estados tiveram redução no valor do Ideb. O registro positivo vai para o Espírito Santo, estado com o melhor desempenho no país..