"O dente siso, também conhecido como terceiro molar ou 'dente do juízo', costuma nascer na fase adulta. Ele é uma herança dos nossos ancestrais e era utilizado para triturar os alimentos. Com o passar dos anos, a sua utilização foi deixando de ser necessária. Além do que, nossa arcada dentária também reduziu de tamanho", comenta o especialista. No entanto, segundo o dentista, sua retirada deve ser feita somente em casos necessários. Quando há espaço e sua aparição não causa dor, a extração é dispensada.
Um dos problemas mais preocupantes em relação ao nascimento dos dentes sisos é se eles irão prejudicar a arcada como um todo.
Abaixo, o dentista esclarece alguns mitos e verdades sobre o dente "do juízo":
Todo mundo possui os quatros sisos
Mito. "Pode ser que não nasça algum ou todos. É normal. A ausência pode ser resultado de uma mutação genética. Estamos em constante evolução e, dizem alguns estudiosos, pode ser que futuramente os humanos não os tenham mais".
Eles são responsáveis por entortar os outros dentes
Mito. "Os sisos, propriamente ditos, não possuem poder de empurrar os demais dentes. O que será responsável por isso será a falta de espaço na arcada dentária".
Retirar os quatro sisos de uma vez é possível
Verdade. "Muitas pessoas optam por esse tipo de procedimento, devido ao pós-operatório rigoroso".
Quem tem os sisos deve redobrar os cuidados bucais
Verdade. "Eles estão localizados em uma parte da boca de difícil acesso. É preciso uma boa higienização e acompanhamento regular com dentista para evitar problemas mais sérios".
Todo mundo precisa arrancar os sisos
Mito. "Nem sempre. Só quando há prejuízos à saúde bucal".
Siso que ainda não "nasceu" é imune à cárie
Mito.