De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, casos de picadas de aracnídeos tendem a aumentar entre os meses de janeiro e março, período em que esses animais se encontram mais ativos e saem em busca de alimentos.
Segundo a bióloga Maria Nelman Antunes, do aracnidário da Fundação Ezequiel Dias (Funed), existem três aranhas de importância médica pela gravidade do veneno: a armadeira, a marrom e a viúva-marrom. "A mais agressiva é a aranha armadeira. Quando se sente ameaçada, ela levanta as patas da frente e ataca. Muitas vezes, é confundida com a aranha de jardim, mas sua picada é grave e causa muita dor", explica.
Com relação ao veneno, a espécie mais perigosa é a aranha-marrom. Medindo apenas 3 cm, a picada não é sentida de imediato. "Após três horas é que se sente um incômodo, como se fosse uma picada de pernilongo. No local forma-se uma bolha, que estoura, e causa uma ferida. O veneno possui enzimas que destroem o tecido, chegando a necrosar a pele. Na corrente sanguínea, pode causar um entupimento renal. Se não tratada de imediato, pode levar à morte", explica a bióloga.
Já a viúva-marrom não é tão venenosa quanto as outras aranhas "caseiras" encontradas em BH, sendo a menos perigosa. Ainda assim, os sintomas da picada são imediatos e podem ser representados por dor e vertigem.
Primeiros socorros
Em caso de acidentes com aranhas, a pessoa deve ser encaminhada, o mais rápido possível, para um hospital equipado com soro antiaracnídico, antiloxoscélico ou antilatrodectus. O Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, é referência no atendimento a pessoas picadas por animais peçonhentos.
Durante os primeiros-socorrros, a vítima da picada deve se manter imóvel. A secretaria de estado de Saúde orienta que o local da picada deve ser lavado apenas com água e sabão. Nunca passar outras substâncias como urina, cachaça, borra de café, pois isso pode ocasionar complicações, incluindo infecções.
Saiba quais cuidados devem ser tomados para evitar acidentes com aranhas:
- Mantenha limpos quadros, bancos, estantes e outros objetos pendurados ou encostados na parede
- Tampe buracos em paredes e forros, bem como em rodapés e cantoneiras
- Evite acumular jornais, revistas, caixas de papelão e outros entulhos, que servem de moradia para as aranhas
- Não mate lagartixas, aves e sapos, pois são predadores naturais de aranhas
- Lixeiras devem ser esvaziadas e desinfetadas diariamente
- Confira sempre roupas e sapatos antes de usá-los
*Conteúdo publicado originalmente em 09/02/2015