De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial (WEF) em seu relatório anual "The Future of Jobs", de 2020, mapeou empregos e habilidades consideradas essenciais para os profissionais. Pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade são competências consideradas fundamentais. Seguidas pela capacidade de liderar e influenciar, de monitorar e usar a tecnologia no trabalho, resiliência e raciocínio voltado para resoluções.
As relações interpessoais dentro do ambiente corporativo e a troca de experiências entre as pessoas de áreas distintas contribui para o desenvolvimento e crescimento individuais e da equipe. "Antigamente, cada profissional dentro de uma empresa trabalhava em sua área específica, muitas das vezes sem se relacionar com os colegas e, culturalmente, não se enxergava a possibilidade de somar as vivências de cada um, transformando isso em resultado. Atualmente, o sentido de coletividade e a importância de trabalhar isso de maneira criativa para contribuir com projetos de sucesso dentro de um ambiente corporativo tem despertado nas pessoas a necessidade de estarem em contato umas com as outras, trocando experiências e agregando conhecimento de áreas distintas em prol do bem comum", afirma a psicóloga.
Home Office
Em tempos de home office, reuniões e contatos com os colegas de trabalho estão restritas ao universo online, mas este novo modelo de trabalho trouxe também, oportunidade. Muitas empresas pensam em adotar em definitivo o sistema home office para boa parte da equipe, pois assim os custos caem e o profissional também ganha em qualidade de vida; o que reflete também na otimização e qualidade do seu trabalho. "Quem se adaptar a este novo cenário vai sair na frente. O mercado de trabalho pode se tornar mais acessível para quem tem mais facilidade em lidar com estas mudanças. É importante ter o olhar e a mente abertos para perceber que as coisas já mudaram. As empresas já estão adotando o home office em áreas que antes era impensável. Trabalhar o mindset e ter a cabeça aberta para enxergar novas possiblidades dentro da carreira é um dos diferenciais que as empresas buscam no profissional, garante.
.