Existem várias maneiras de introduzir jogos de RPG em um ambiente educacional que podem ser incorporados a diferentes conceitos e disciplinas. Foi observando os próprios filhos, quando brincavam com os jogos, que Fernanda Mendes, advogada ambientalista e professora universitária, desenvolveu uma metodologia inovadora, por meio do RPG.
O RPG Jurídico pode ser adquirido pelo site, tendo ainda a possibilidade de contratar a empresa para efetivar treinamento das equipes, por meio de Mestres de RPG Jurídico treinados. A advogada Fernanda Mendes vai apresentar a iniciativa, juntamente com o livro que explica os fundamentos da metodologia, denominado Brincando de Aprender Direito, na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o maior evento jurídico do mundo, em Belo Horizonte, nos dias 27 a 29 de novembro.
Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", a Conferência discutirá as principais questões do universo jurídico, em especial, as questões do momento atual do país.
O que é RPG
Os jogadores de RPG enfrentam desafios e conflitos dentro da narrativa jurídica, podendo utilizar habilidades ou dados para determinar os resultados das suas ações.
As escolhas realizadas pelos jogadores influenciam o resultado da história, moldando o ambiente e personagens, desenvolvendo a capacidade de atuação estratégia e visão holística, além de entender a transdiciplinariedade das questões jurídicas.
Os jogos de RPG estimulam o trabalho em equipe, a liderança e a empatia, já que cada personagem possui uma personalidade única e muitas vezes as histórias envolvem decisões que influenciam diretamente os outros personagens.
Lançamento de Livro e do Jogo RPG Jurídico na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
Data: 27 a 29 de novembro
Onde: Expominas
Endereço: Av. Amazonas, 6.000, Gameleira, BH
.