Estado de Minas NEGÓCIOS

GPTW 2024 - Conheça as melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais

Troféus foram entregues às companhias premiadas em cerimônia Buffet Catharina, na noite de quinta-feira (20 de junho)


postado em 20/06/2024 22:00 / atualizado em 21/06/2024 18:23

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Referência mundial em cultura organizacional, a consultoria global Great Place To Work chega à sua 11° edição em Minas impactando pessoas e redefinindo a experiência dos funcionários e das empresas onde atuam. Aliando liderança, experiência, cultura e performance, as melhores empresas para se trabalhar conquistam ampla vantagem competitiva em quase todas as métricas de negócios. No ranking mineiro, 76 empresas se destacaram com tempo médio de 35 anos de existência e divididas nas categorias pequeno porte (20), médio porte (36) e grande porte (20).  “Isso nos mostra que essas empresas foram capazes de se reinventar ao longo dos anos, sempre colocando as pessoas no centro de seus negócios”, diz Daniella Azevedo, Gerente de Growth & Marketing Digital. A pesquisa aponta um avanço progressivo no estado, que na primeira edição do GPTW teve a participação de 68 empresas e de 71.522 funcionários. Já na 11ª edição, contabiliza 220 empresas inscritas e 206.930 funcionários participantes.

Os dados revelam que o setor de Tecnologia da Informação lidera com 19 empresas, seguido pelos setores de Serviços Financeiros e Seguros (13) e Serviços Profissionais (11). Os setores de Produção e Manufaturas e Serviços de Saúde possuem cada um 7 empresas. Transportes e Varejo têm uma presença menor, com 3 empresas cada, enquanto Biotecnologia e Farmacêutico e Educação e Treinamento têm a menor representação, com apenas 1 empresa cada. Em todos os setores, a responsabilidade corporativa, transparência e gestão sustentável se destacam, com 29% das empresas premiadas – 6% a mais do que na edição anterior – implementando programas de sustentabilidade robustos e alinhados com padrões internacionais como GRI ou relatório integrado. Isso reflete o compromisso firmado com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

Das 76 empresas mineiras premiadas, 18 delas são signatárias do Pacto Global da ONU, adotando princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. “Estamos falando de um quarto das empresas premiadas, o que é um avanço e uma inspiração para outras organizações”, avalia Daniella Azevedo. A rotatividade nas empresas vem cedendo espaço para uma força trabalho mais perene. Nesse sentido, a proporção de funcionários com menos de 25 anos caiu de 37% em 2022 para 17% em 2024. Em contraste, o grupo de 35 a 44 anos aumentou de 20% para 31% no mesmo período, tornando-se a maior faixa etária em 2024. O segmento de 45 a 54 anos também apresentou um crescimento, passando de 7% para 13%. Outra novidade foi o aumento da participação dos trabalhadores com 55 anos ou mais, de 2% para 5%, o que aponta uma maior retenção de colaboradores veteranos e um reconhecimento crescente da importância da experiência acumulada.

No que diz respeito ao nível de escolaridade, a qualificação acadêmica é uma pauta crescente dentro das empresas que apresentam um aumento considerável na proporção de funcionários com Ensino Superior completo:  de 18% em 2022 para 29% em 2024. Neste ano, 64% das Melhores Empresas Para Trabalhar oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação e 52% para cursos de idiomas. Cerca de 48% das empresas têm uma universidade corporativa e 33% disponibilizam verba para que os funcionários usem no programa de desenvolvimento de sua preferência. Contudo, apesar dos avanços apresentados, algumas práticas ainda precisam ser repensadas no mercado de trabalho mineiro, como a distribuição por gênero, que manteve uma representação maior dos homens.  Enquanto a representação masculina aumentou para 60%, a feminina caiu para 40%.  “Isso aponta para a necessidade de promover a inclusão e a igualdade de gênero.”

No quesito gênero e nível de gestão, a desigualdade de gênero se destaca, tendo em vista que 75% dos cargos são ocupados por homens na alta liderança, 64% na média liderança e 59% em outras posições. Apenas 9% dos CEO's das melhores empresas para trabalhar são mulheres. Seguindo outra perspectiva, o principal motivo apontado pelos funcionários como estímulo para permanecer em seus trabalhos atuais é ter oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Na percepção dos colaboradores, as pessoas são bem tratadas nas empresas premiadas, independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, gênero ou idade. Aliado a isso, o orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa, a camaradagem entre os colegas de trabalho e a presença de sentimento de equipe, são fatores determinantes.

A correlação entre o número de feedbacks recebidos e a confiança dos colaboradores na organização persiste, refletindo positivamente na empresa: quanto mais feedbacks recebidos no ano, maior é o índice de confiança (Trust Index). As empresas também têm investido em práticas de saúde mental e bem-estar, apesar de a pesquisa apontar pequena queda no número de corporações que oferecem modelo de trabalho híbrido e redução da jornada de trabalho. “Cada organização é única e possui uma cultura muito particular. O mais importante é que os benefícios oferecidos façam sentido para as pessoas, para o negócio e para a sociedade”, diz Daniella Azevedo. Outro dado interessante se refere a funcionários que têm filhos, sendo que 13% das Melhores Empresas Para Trabalhar oferecem licença maternidade acima dos 120 dias exigidos pela lei. Para licença paternidade, 45% das empresas disponibilizam mais tempo do que o exigido, ultrapassando os cinco dias.

Confira a lista das melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais, de acordo com a GPTW 2024 (ordenadas pela pontuação alcançada):

Empresas com 30 a 99 funcionários

1 - Souza Gomes Imóveis
2 - Exxata Tecnologia
3 - IGreen Energy
4 - Lean Solutions
5 - Alctel Telecom
6 - Gesuas
7 - Cientec Aceleradora
8 - Forluz
9 - Hospital de Olhos do Norte de MInas
10 - 2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte
11 - Profito Gestão de Contratos
12 - Most Especialist Technologies
13 - Loc Frotas
14 - SGA TI em Nuvem
15 - MPA Automação e Integração
16 - Rumo Soluções
17 - 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte
18 - Contourline Equipamentos
19 - Portão 3
20 - You Saúde

Empresas com 100 a 999 funcionários

1 - BHS
2 - Efí
3 - Sicoob Credicopa
4  - Irani*
4 - Toro Investimentos*
5 - Enacom Handcrafted Technologies
6 - Supergasbras
7 - Ubyfol
8 - Laboratório Sabin
9- Demarco&Co
10 - Cemig Saúde
11 - Embracon MG
12 - JDC Tech & People
13 - Sicoob Credicaf
14 - Sodecia Automotive
15 - Avvale
16 - A3 Data
17 - Unicred Evolução
18 - SNC Lavalin
19 - Grupo Bamaq
20 - Grupo Inter Aduaneira
21 - YouxGroup
22 - Sicoob União Centro-Oeste
23 - Grupo Montreal
24 - Queima Diária
25 - Biomedical
26 - NPO Sistemas
27 - Globalfruit
28 - Rede Montagens Eletromecânicas
29 - Unicred Aliança
30 - Prime Results
31 - Unimed Gerais de Minas
32 - Chico Rei
33 - Sicoob Credimepi
34 - Pottencial Seguradora
35 - Sicoob Credinacional

* Empate técnico

Empresas com 1.000 ou mais funcionários

1 - Novo Nordisk
2 - Energisa Minas Rio
3 - Sankhya Gestão de Negócios
4 - Algar Telecom
5 - Unidas Locadora
6 - Localiza
7 - Alcoa Alumínio S/A
8 - Hotmart
9 - Sotreq Minas Gerais
10 - Banco Mercantil do Brasil
11 - CNH Industrial
12 - Lojas Zema
13 - Grupo Carbel
14 - Milplan
15 - Bem Brasil Alimentos
16 - Patrimar
17 - Alfa Engenharia
18 - Sest Senat MG
19 - Grupo Sada
20 - Aptiv Paraisópolis

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação