Estado de Minas CELEBRAÇÃO

Fundamig celebra 30 anos no 19º Encontro Nacional do Terceiro Setor

A entidade foi criada para garantir um canal de diálogo contínuo e eficaz entre fundações e o poder público


postado em 27/09/2024 14:08

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Em 2024, a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) celebra três décadas de dedicação ao fortalecimento do Terceiro Setor no Brasil. Fundada em 30 de novembro de 1994, a primeira organização representativa de fundações registrada no país segue fiel à sua missão: promover o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da articulação intersetorial, qualificação e integração de fundações e associações em Minas Gerais.

O marco foi celebrado no Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS) 2024, evento que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Belo Horizonte.

História e missão

Nascida da união entre gestores de fundações de Belo Horizonte e promotores de justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Fundamig foi criada para garantir um canal de diálogo contínuo e eficaz entre essas organizações e o poder público. Ao longo de 30 anos, a Federação se consolidou como uma voz influente na construção de métodos específicos para a gestão de organizações do Terceiro Setor, qualificação de profissionais e voluntários, e na promoção de boas práticas de governança.

Com o passar do tempo, a Fundamig também assumiu a responsabilidade de representar o Terceiro Setor perante órgãos legislativos e o governo, atuando como uma legítima defensora dos interesses de suas associadas, sempre com o objetivo de contribuir para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

"A Fundamig é mais que uma federação; é uma rede de fortalecimento do Terceiro Setor, uma estrutura que promove o associativismo e impulsiona a transformação social. Nossa história está atrelada à construção de uma sociedade mais equitativa, onde fundações e associações têm um papel decisivo", destaca Solange Bottaro, presidente da Fundamig.

Apoio jurídico e serviços às associadas

Um dos principais serviços oferecidos pela Fundamig é o suporte jurídico gratuito às suas associadas. A assessora jurídica da instituição oferece consultoria para análise de estatutos sociais, revisão de atas de assembleias gerais, além de prestar esclarecimentos sobre certificações, contratos, parcerias públicas e privadas, velamento das fundações pelo Ministério Público e imunidade tributária. Os atendimentos são realizados por videoconferência e podem ser agendados pelo e-mail juridico@fundamig.org.br.

Este serviço é um diferencial valioso que fortalece a governança das associadas, garantindo que as organizações estejam sempre alinhadas às melhores práticas e ao cumprimento das obrigações legais.

Representatividade, articulação intersetorial e futuro

A Fundamig tem se mostrado uma entidade resiliente, mesmo diante de desafios e crises. É a organização representativa do Terceiro Setor em Minas Gerais, com a mesma legitimidade da CEBRAF em nível nacional, na qual ocupa a cadeira da presidência. Sua atuação inclui a articulação intersetorial, defendendo os interesses do Terceiro Setor junto a diferentes esferas do governo, sociedade civil e organizações internacionais.

Entre as suas iniciativas recentes estão a promoção de causas e eventos como o Conexão #DoaMG e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para a formação das equipes de projetos sociais. Além disso, faz parte do Movimento Minas 2032, é signatária da Estratégia ODS, da Plataforma MROSC e traz à tona o tema da igualdade de gênero e economia do cuidado com o Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor, correalizado com a Conectidea.

"Estávamos lá nas primeiras reuniões de criação da Fundamig e dela nunca nos afastamos, sempre acreditando na força do Terceiro Setor, o qual ela tão bem representa no cenário nacional, sempre fomentando as ações cidadãs das OSC. De fato, a Fundamig representa o que há de melhor nas ações que visam melhoria e acertos nas graves e urgentes questões sociais e ambientais que nos afetam", Dr. Tomáz de Aquino, diretor financeiro da Fundamig e presidente da Cebraf - Confederação Brasileira de Fundações, destaca sua admiração e participação nessa jornada.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação