A cerimônia foi realizada esta quinta-feira, dia 12 de setembro, no Páteo da Galé, em Lisboa, destacando com o prémio "Aproxima Portugal – Brasil" as personalidades que mais se distinguiram em categorias tão diversas quanto o empreendedorismo feminino, cultura & educação, responsabilidade social & ambiental ou diplomacia e relações internacionais., comercial, diplomacia e política. O prémio foi instituído no âmbito da Comemoração dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, com a finalidade de liderar um novo caminho na avaliação dos melhores dos melhores, estabelecendo um padrão de excelência nos sectores que premeiam.
. João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia de Portugal, presente na cerimônia, apresentou novidades ao nível da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa, salientado a ligação única atual entre Portugal e Brasil, assim como o ambiente propicio a um maior desenvolvimento de investimento e confiança, para dinamização das empresas e ganho de escala.
. "Sejamos estados e países cada vez mais próximos", defendeu o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, que afirmou continuar a trabalhar numa maior desburocratização que potencie a atração e fomento de investimento.
. . "Sejamos estados e países cada vez mais próximos", defendeu o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, que afirmou continuar a trabalhar numa maior desburocratização que potencie a atração e fomento de investimento.
No seu discurso Otacílio Soares, presidente da CCILB destacou a relação frutífera entre duas "nações irmãs", anunciando que estão a ser desenvolvidas negociações para estabelecer uma parceria com a câmara de mediação e arbitragem, que vai dará apoio em possíveis litígios comerciais e aumentando a confiança nos investimentos.
. "A relação entre Portugal e Brasil tem muito potencial de crescimento, nomeadamente em setores como a tecnologia e inovação, energias renováveis – particularmente solar e eólica –, turismo, saúde e bem-estar, infraestrutura e serviços financeiros. A crescente digitalização da economia portuguesa, aliada a incentivos fiscais e políticas amigáveis aos negócios, tornam essas áreas muito promissoras", revelou Otacílio Soares.
. O prêmio abrangeu 12 categorias - Exportador, Cultura & Educação, Empreendedorismo Feminino, Jornalismo & Comunicação, Responsabilidade Social & Ambiental, Excelência em Serviços, Turismo, Empreendedor em Portugal, Profissional Português no Brasil, Diplomacia & Relações Internacionais e Personalidade, todos pela atividade desenvolvida em 2023.
. Confira os homenageados:
- Estado de Minas Gerais
- Jorge de Melo (Sovena)
- Zeferino Ferreira Costa (Instituto Pernambuco)
- Rijarda Aristóteles (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa)
- Nuno Guedes Vaz Pires (blue Travel, Gula e Revista de Vinhos)
- Paula Amorim (Galp)
- Francisco Gomes Neto (OGMA Grupo Embraer)
- Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé)
- Rubens Menin (Menin Estates)
- Miguel Setas (Grupo CCR)
- Luís Faro Ramos e Raimundo Carreiro (Embaixadores de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, respetivamente)
- Marco Stefanini (Grupo Stefanini)