Estado de Minas RECONHECIMENTO

Governo de Minas e Rubens Menin são homenageados em Portugal

Entrega do Prêmio Aproxima marcou a comemoração dos 75 anos da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira


postado em 16/09/2024 13:52 / atualizado em 16/09/2024 13:56

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio (último, à direita), recebe o Prêmio Aproxima, em Portugal(foto: Divulgação)
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio (último, à direita), recebe o Prêmio Aproxima, em Portugal (foto: Divulgação)
O Secretário de Estado da Economia de Portugal, João Rui Ferreira, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, e a Vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, enalteceram a excelente relação entre Portugal e o Brasil, com elevado potencial de crescimento, na cerimónia comemorativa dos 75 anos da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), que homenageou treze protagonistas da cooperação luso brasileira.

A cerimônia foi realizada esta quinta-feira, dia 12 de setembro, no Páteo da Galé, em Lisboa, destacando com o prémio "Aproxima Portugal – Brasil" as personalidades que mais se distinguiram em categorias tão diversas quanto o empreendedorismo feminino, cultura & educação, responsabilidade social & ambiental ou diplomacia e relações internacionais., comercial, diplomacia e política. O prémio foi instituído no âmbito da Comemoração dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, com a finalidade de liderar um novo caminho na avaliação dos melhores dos melhores, estabelecendo um padrão de excelência nos sectores que premeiam.

João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia de Portugal, presente na cerimônia, apresentou novidades ao nível da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa, salientado a ligação única atual entre Portugal e Brasil, assim como o ambiente propicio a um maior desenvolvimento de investimento e confiança, para dinamização das empresas e ganho de escala.

"Sejamos estados e países cada vez mais próximos", defendeu o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, que afirmou continuar a trabalhar numa maior desburocratização que potencie a atração e fomento de investimento.

No seu discurso Otacílio Soares, presidente da CCILB destacou a relação frutífera entre duas "nações irmãs", anunciando que estão a ser desenvolvidas negociações para estabelecer uma parceria com a câmara de mediação e arbitragem, que vai dará apoio em possíveis litígios comerciais e aumentando a confiança nos investimentos.

"A relação entre Portugal e Brasil tem muito potencial de crescimento, nomeadamente em setores como a tecnologia e inovação, energias renováveis – particularmente solar e eólica –, turismo, saúde e bem-estar, infraestrutura e serviços financeiros. A crescente digitalização da economia portuguesa, aliada a incentivos fiscais e políticas amigáveis aos negócios, tornam essas áreas muito promissoras", revelou Otacílio Soares.

O prêmio abrangeu 12 categorias - Exportador, Cultura & Educação, Empreendedorismo Feminino, Jornalismo & Comunicação, Responsabilidade Social & Ambiental, Excelência em Serviços, Turismo, Empreendedor em Portugal, Profissional Português no Brasil, Diplomacia & Relações Internacionais e Personalidade, todos pela atividade desenvolvida em 2023.

Confira os homenageados:

  • Estado de Minas Gerais
  • Jorge de Melo (Sovena)
  • Zeferino Ferreira Costa (Instituto Pernambuco)
  • Rijarda Aristóteles (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa)
  • Nuno Guedes Vaz Pires (blue Travel, Gula e Revista de Vinhos)
  • Paula Amorim (Galp)
  • Francisco Gomes Neto (OGMA Grupo Embraer)
  • Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé)
  • Rubens Menin (Menin Estates)
  • Miguel Setas (Grupo CCR)
  • Luís Faro Ramos e Raimundo Carreiro (Embaixadores de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, respetivamente) 
  • Marco Stefanini (Grupo Stefanini)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação