O ResponsibleSteel é a primeira norma padrão instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG no setor e a ArcelorMittal foi a primeira empresa das Américas a ter uma unidade certificada. Para conquistar a Core Site Certification, as plantas industriais atendem a rígidos padrões de sustentabilidade do ResponsibleSteel, que prevê 13 princípios ambientais, sociais e de governança na produção e consumo. As iniciativas avaliadas vão desde a infraestrutura de operação e os processos produtivos, até a forma como a empresa gerencia seus colaboradores ou se relaciona com a comunidade.
. Entre as ações que fizeram parte desse processo estão o Plano Diretor de Biodiversidade, o Estudo de Previsibilidade de Bacias, o fomento aos projetos promovidos pela Fundação ArcelorMittal e melhorias estruturais nas áreas comuns das unidades industriais para maior segurança e conforto dos trabalhadores próprios e terceiros. O processo de certificação durou aproximadamente 18 meses, com mais de 120 horas de treinamento e 150 horas dedicadas ao acompanhamento das ações. Foi realizada uma ampla revisão das práticas internas, as operações foram submetidas a critérios rigorosos e a empresa passou por auditorias.
. “Nossa expectativa é alcançarmos 100% das operações de produção de aço da ArcelorMittal no Brasil certificadas, até o próximo ano, atendendo aos mais altos padrões e critérios de sustentabilidade. Com isso, iremos garantir que 42% da produção do aço no Brasil é sustentável”, destaca o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula.
. A empresa certificadora, a DNV Brasil, avalia critérios como a conduta responsável nos negócios, a segurança e saúde no trabalho, a escuta às necessidades dos stakeholders, o controle dos impactos socioambientais, a gestão dos recursos hídricos, a emissão de gases de efeito estufa, a proteção à biodiversidade, entre outros. Para a avaliação, são realizadas ações como verificação de documentação por meio de auditorias, visita às plantas e conversas com a comunidade.
. Para Annie Heaton, CEO do ResponsibleSteel, este anúncio é significativo, dada a posição estratégica do Brasil na produção de aço. “Essas certificações significam que mais de um terço da capacidade da indústria no país agora tem o certificado ResponsibleSteel. À medida que o Brasil se prepara para sediar a COP30 no final deste ano, é importante ver a indústria siderúrgica colocar seus compromissos de sustentabilidade em ação, não apenas para descarbonizar, mas para fazê-lo ao mesmo tempo que assume a responsabilidade pelas pessoas e pela natureza. A responsabilidade contínua da ArcelorMittal Brasil com o padrão de sustentabilidade mais rigoroso e abrangente do mundo demonstra liderança real na condução da jornada da indústria para práticas mais sustentáveis”.
. Sobre o ResponsibleSteel
ResponsibleSteel é uma iniciativa global e multissetorial de certificação e de normas para a indústria siderúrgica. Sua missão é ser uma força motriz na produção social e ambientalmente responsável de aço net-zero em nível mundial.
. Os membros da ResponsibleSteel incluem alguns dos principais players da indústria trabalhando juntos para minimizar o impacto da fabricação de aço nas pessoas e no planeta. Empresas de todas as partes da cadeia de valor do aço, grupos da sociedade civil e outras organizações são bem-vindas a participar.
. O propósito da ResponsibleSteel é maximizar a contribuição do aço para um mundo sustentável ao:
Fornecer um fórum de múltiplos stakeholders para construir confiança e alcançar consenso;
Desenvolver normas, certificações e ferramentas relacionadas;
Promover mudanças positivas através do reconhecimento e uso de aço responsável.
A ResponsibleSteel International Production Standard foi criada para dar suporte ao fornecimento e produção responsáveis de aço. Ela abrange uma série de questões de sustentabilidade, incluindo emissões, poluição, fornecimento responsável, direitos humanos, padrões trabalhistas, entre outros.
.