Estado de Minas SAÚDE

Saiba o que é infecção polimicrobiana, doença que atinge o Papa Francisco

Vaticano informa que quadro de saúde do pontífice é "complexo"; especialistas explicam a gravidade da doença


postado em 17/02/2025 15:10

(foto: Vatican Media/Divulgação)
(foto: Vatican Media/Divulgação)
O papa Francisco, de 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira (14), devido a uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. De acordo com o Vaticano, o quadro clínico é "complexo" e exigiu a alteração do tratamento. Ainda não há previsão de alta.

"Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada", informou a Santa Sé em boletim oficial.

O que é uma infecção polimicrobiana?


Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que a infecção polimicrobiana ocorre quando diferentes tipos de microrganismos, como vírus e bactérias, afetam simultaneamente o trato respiratório. Em idosos, esse quadro pode ser especialmente preocupante, pois o sistema imunológico está mais vulnerável.  

"A infecção viral, como uma bronquite, pode ser a porta de entrada para bactérias, tornando o quadro mais grave, principalmente em pacientes idosos com histórico de doenças pulmonares", afirma Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), ao site de notícias da Globo.

Ainda de a reportagem do G1, o pneumologista Fred Fernandes, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), reforça que infecções respiratórias são a terceira principal causa de morte no mundo, com letalidade ainda maior entre idosos.

Para prevenir infecções desse tipo, especialistas recomendam que grupos de risco mantenham a vacinação em dia, incluindo imunizantes contra influenza, pneumonia, Covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR). Além disso, hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.

O Papa Francisco tem um histórico de problemas pulmonares. Em 2023, foi hospitalizado por bronquite infecciosa e, meses depois, teve uma inflamação pulmonar. Em fevereiro deste ano, precisou cancelar compromissos devido a dificuldades respiratórias. Além disso, o pontífice teve parte do pulmão direito removida aos 21 anos, após uma pneumonia grave, o que reduziu sua capacidade respiratória.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação