Estado de Minas TECNOLOGIA

IA também é aliada para otimizar processos no setor de eventos corporativos

Com a tecnologia, empresas reduzem custos e personalizam experiências no crescente setor de eventos do país


postado em 06/03/2025 17:25 / atualizado em 06/03/2025 17:40

O diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech(foto: Divulgação)
O diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech (foto: Divulgação)
Em um mercado em constante evolução, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta essencial na produção de eventos corporativos. A automatização de tarefas, gestão eficiente de cronogramas, personalização de experiências e insights baseados em dados são algumas das transformações que essa tecnologia proporciona ao setor.

"Com o uso dessas ferramentas, percebemos maior fluidez, integração e organização nos nossos processos e entregas. Redirecionamos equipe e energia para as etapas que dependem da capacitação dos nossos profissionais", explica o diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech. "Nossa experiência com IA começou no final de 2022, com aplicações simples para geração de imagens e textos em apresentações a clientes. Rapidamente sua utilização se expandiu para o desenvolvimento de identidades visuais, projetos de montagem, e peças de design, tornando-se uma grande aliada nos nossos processos".

Ainda de acordo com o gestor, a adoção da IA proporcionou à empresa vantagens competitivas significativas, como maior agilidade nos processos, redução de custos operacionais e entregas mais inovadoras. Conforme Zech, a possibilidade dos clientes visualizarem detalhes do projeto antes da execução reduziu retrabalhos e alinhou ainda mais as expectativas às entregas finais.

O investimento em treinamentos e incentivo do uso rotineiro das novas ferramentas por toda a equipe impulsionaram o salto tecnológico na empresa, onde não foi necessário criar um setor específico de IA. Em vez disso, profissionais de todos os departamentos foram capacitados para utilizar a tecnologia em suas rotinas. "Entendemos que a IA não é uma ameaça aos profissionais. O importante aqui é que os profissionais se capacitem cada vez mais para poderem explorar ao máximo todos os recursos e benefícios que a IA nos oferece", observa Zech.  

Perspectivas do setor


O mercado de eventos no Brasil tem demonstrado um crescimento robusto nos últimos anos. Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de cultura e entretenimento registrou um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, o setor gerou 76.537 novas vagas de emprego, com crescimento na produção de eventos em comparação com 2023.

Para 2025, as perspectivas são promissoras, com um crescimento projetado de 4,5% no mercado de eventos corporativos, mesmo diante de um cenário de desaceleração econômica, como indicado por Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação