Revista Encontro

Natureza

Existem mais de duas mil espécies de árvores ameaçadas no Brasil

Pau-brasil, cedro-rosa e araucária são alguns exemplos

Da redação com assessorias
A araucária, árvore típica da região sul do Brasil, é uma das milhares de espécies que correm risco de extinção no país - Foto: Pixabay

Nesta sexta, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. Cerca de 14% das mais de 60 mil espécies de árvores catalogadas no mundo são encontrados no Brasil, o que dá ao país o título de detentor da maior biodiversidade desses vegetais em todo o planeta. A informação é de um estudo desenvolvido em 2017 pela Botanical Gardens Conservation International com base nos dados de 500 jardins botânicos.

O problema é que, de acordo com a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2.113 espécies de árvores presentes no Brasil encontram-se ameaçadas.

"Quando pensamos na extinção de uma espécie, precisamos pensar nela como integrante de uma realidade maior. Com o desaparecimento de uma árvore, é como se o ecossistema perdesse um órgão. Isso enfraquece todo o bioma", explica o professor Carlos Augusto Figueiredo, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Abaixo, a entidade conservacionista cita sete espécies de árvores ameaçadas no Brasil:

.