Revista Encontro

Mercado

Anvisa suspende 10 produtos cosméticos

Erros na produção levaram à suspensão, diz a agência

Encontro Digital
Em resolução (RE 2.856/18), publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta, dia 19 de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, divulgação, comercialização e o uso de 10 produtos cosméticos fabricados pela empresa Biotec Cosméticos Indústria e Comércio Ltda.
"A medida de interesse sanitário determina, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado, referente aos produtos notificados", informa a Anvisa em comunicado publicado em seu site oficial.

Conforme a resolução, ficam suspensas a fabricação e a comercialização dos seguintes cosméticos da Biotec:


De acordo com a Vigilância Sanitária, a medida foi motivada pela inspeção sanitária realizada na empresa, entre os dias 1º e 5 de outubro deste ano. "Durante a inspeção, ficou comprovada a fabricação de produtos cosméticos em desacordo com o registro ou notificação na Anvisa, como: divergências qualiquantitativas de formulações e ausência de ingredientes, em desacordo com a fórmula padrão do produto, o que pode afetar sua eficiência; liberação de produtos fabricados para o mercado antes da conclusão de todos os ensaios microbiológicos e em desacordo com os parâmetros microbiológicos estabelecidos na Resolução da Diretoria Colegiada 481, de 1999; ausência de notificação de alterações da formulação à Anvisa", esclarece a agência estatal.

Orientações

A Anvisa orienta os consumidores que fazem uso dos produtos suspensos a entrarem imediatamente em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Biotec, para instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos, por meio do telefone (34) 3222-4412 ou pelo email sac@biotec.ind.br. "Outros produtos e lotes da empresa Biotec não listados estão liberados", alerta a Vigilância Sanitária.

(com portal da Anvisa).