Segundo nota publicada na última segunda, dia 15 de outubro, pelo jornalista Leo Dias, colunista do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, a empresária Rafaella Santos, de 22 anos, irmã do craque Neymar, de 26, está respondendo a um processo judicial por falsidade ideológica. "O fato aconteceu em 2015, mas o processo está correndo até hoje e Rafaella responde em liberdade. Segundo consta nos autos, ela forneceu seus dados pessoais a uma funcionária do Detran de Hortolândia [SP], para a emissão de uma carteira de habilitação, sem antes ter feito as provas prática e teórica", informa Leo Dias, que também é apresentador do programa Fofocalizando, do SBT/Alterosa.
Conforme o jornalista, atualmente o processo está paralisado, após o Ministério Público ter feito pedido de produção de provas ao juiz Marcos Vieira de Morais, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Enquanto aguarda a retomada da análise do caso, Rafaella Santos deve comparecer à justiça a cada dois emses, para dar informações sobre suas ações. "Além disso, antes de fazer qualquer viagem que o tempo de duração seja superior a oito dias, ela é obrigada a pedir autorização da justiça, assim como deve acontecer no caso de troca de endereço residencial", diz a nota publicada no O Dia.
Vale lembrar que a pena para o crime de falsidade ideológica, de acordo com o Artigo 299 do Código Penal Brasileiro, é de reclusão de um a cinco anos e multa, por envolver um documento público.
Procurada pelo jornalista Leo Dias, a assessoria de imprensa da família de Neymar diz que não será feito qualquer comentário sobre o caso.