
Mais de 500 mil estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar o valor devido. A informação foi repassada por Rossieli Soaresé, ministro da Educação, após reunião do Comitê Gestor do Fies realizada nesta quarta, dia 31 de outubro. O valor total da dívida gira em torno de R$ 10 bilhões.
"Abrir a possibilidade de renegociação é importante para que essas pessoas possam ter uma tranquilidade para a sua vida e para outros processos de desejem e também para o governo que vai buscar manter uma boa condição em relação ao pagamento", diz o ministro à Agência Brasil.
A resolução que autoriza a renegociação deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) amanhã (1º de novembro). As regras serão definidas posteriormente, após reuniões com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal, instituições financeiras que gerem o financiamento. As renegociações poderão ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2019.
O Fies é um programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas de ensino com condições especiais. Os estudantes são relacionados a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e devem preencher requisitos de renda para participarem.
(com Agência Brasil)