O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última quarta, dia 12 de dezembro, o reajuste tarifário dos serviços de ligação de telefones fixos para celular, nos planos básicos ofertados pelas concessionárias. A decisão representa uma redução média de 0,4% nas tarifas.
"Nesta reunião tomamos duas decisões importantes, no varejo e no atacado, com importância grande para mercado e usuários", comenta o conselheiro Aníbal Diniz, em comunicado enviado à imprensa. Segundo ele, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está acumulado em 4% em 12 meses, o item de telecomunicações registrou queda de 0,44% no mesmo período.
O conselheiro diz ainda que o peso do serviço de telecomunicações no INPC caiu de 4,6% pra 2,7%, o que indica que os gastos com serviços de telefonia estão tendo um peso menor na composição da inflação do Brasil.
Pela decisão, os clientes da Oi terão redução de 0,24% no serviço. Os contratos da Claro terão redução de 0,9%. A Sercomtel terá redução de 0,1% e a Algar Telecom de 1,69%, maior percentual de redução aplicado. Já a Telefônica terá aumento de 0,76% no serviço.
(com Agência Brasil).