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Anatel registra menos reclamações em outubro

Foram 20,6 mil queixas a menos contra as operadoras

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- Foto: Pexels

Em comunicado enviado à imprensa na última terça, dia 11 de dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que registrou 254,8 mil reclamações de usuários contras as operadoras no mês de outubro. O número representa uma redução de 7,5% em relação ao mesmo mês de 2017 – foram 20,6 mil queixas a menos. De acordo com a Anatel, os problemas mais frequentes relatados pelos clientes dizem respeito ao serviço de cobrança, seguido de qualidade e promoções.

Ainda segundo a agência, nos últimos 12 meses quase todos os serviços de telecomunicação apresentaram redução no número de queixas, a exceção foi o serviço de banda larga fixa que registrou um aumento de 1,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2017. Já o serviço de telefonia móvel apresentou redução de 9,1%; na telefonia fixa a redução no período foi de 8,4%; e a TV por assinatura apresentou queda de 10,9% no número de reclamações.

As principais causas das 82,8 mil reclamações na telefonia móvel pós-paga foram cobrança (46,9%); ofertas e promoções (9,7%); e qualidade e funcionamento (10,4%). Já das 36,5 mil queixas registradas na modalidade pré-paga, a maior parte se concentrou sobre créditos pré-pagos (35,9%); seguidas de ofertas e promoções (20,04%); e qualidade e funcionamento (13,8%). Em relação ao serviço de telefonia fixa, foram 58,6 mil reclamações por problemas na cobrança (43,2%); qualidade e funcionamento (17,9%); e cancelamento (9,5%).

A Anatel informa ainda que das 32 mil reclamações relativas ao serviço de TV por assinatura, praticamente a metade, 49,7%, foram motivadas por problemas na cobrança. As reclamações relativas a ofertas e promoções totalizaram 9,4% e cancelamento ficou com 8,9% do total.

No serviço de banda larga fixa, das 44,9 mil reclamações recebidas contra as prestadoras, 35,7% se referiram a problemas na qualidade e funcionamento do serviço; cobrança (30,7%); e instalação (8,7%).

Em uma avaliação por estados, os números indicam que as reclamações tiveram redução em todas as unidades da federação, comparando outubro de 2018 ao mesmo mês de 2017. As maiores reduções absolutas ocorreram em São Paulo, com menos 4,3 mil reclamações ou queda de 9,9%; no Rio de Janeiro, foram 6,1 mil reclamações a menos ou queda de 17,4%; em Minas Gerais, foram menos 3,5 mil e redução de 13,1%; e na Bahia, onde as os números caíram 20,2%, com 1,9 mil reclamações a menos registradas.

Entre as empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel, a Nextel apresentou a maior redução percentual (-45,2%), com 3,5 mil reclamações a menos.
Em seguida, vem a Vivo com 5,9 mil queixas a menos que em outubro de 2017, equivalente a queda de 20,4%; a Claro, com queda de 12,3%, com menos 3,3 mil reclamações; e a Oi redução de 6,5%, com menos 1,2 mil queixas. A Tim foi a única operadora que aumentou o número de queixas no período de avaliação, com alta 4,1% e duas mil queixas a mais que no ano passado.

Na telefonia fixa, a operadora Net apresentou a maior queda (28,9%), com 2,5 mil reclamações a menos; seguida pela Oi, que registrou redução de 14,8% no número de queixas ou 5,2 mil reclamações a menos. A Vivo teve alta de 6,6% no número de queixas com 1,2 mil queixas a mais.

Na TV por assinatura, nos últimos 12 meses a Sky teve redução de 1,2 mil reclamações (–10,1%). O grupo Net/Claro apresentou redução de 11,8%, com menos 2,1 mil queixas e a Oi queda de 28,8%, com menos 1,1 mil reclamações. A Vivo apresentou crescimento de 17,2%, com o acréscimo de 400 reclamações.

Nesse período, em relação às queixas sobre banda larga fixa, a Oi teve queda de 6,9 mil reclamações, uma redução de 36,2%. A Vivo teve aumento de 2,8% com mais 0,3 mil reclamações; e a Net crescimento de 0,9 mil reclamações, um aumento de 12,2%.

(com Agência Brasil).