Depois de lançar consultas e permitir transações financeiras pelo aplicativo WhatsApp, nos smartphones, o Banco do Brasil (BB), agora, é a primeira instituição financeira a oferecer o serviço de saques pelo app de mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão para concluir a operação.
As retiradas estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente precisa trocar mensagens pelo WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando "saque sem" ou "saque sem cartão". O chatbot (assistente virtual, que usa inteligência artificial) perguntará o valor do saque, cabendo ao cliente digitar a senha do cartão para confirmar a retirada.
Com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve dirigir-se a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil. O código tem validade até as 23h59 do dia do pedido. Segundo o BB, em nota enviada à imprensa, a solução é totalmente segura porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, impedindo o rastreamento por terceiros.
Além do serviço de saque, os clientes do BB podem fazer outras 14 transações usando o pelo WhatsApp. Em junho, o banco lançou as consultas de saldos e de extratos pelo aplicativo. Em outubro, foram iniciadas as transações financeiras, com serviços como transferência entre contas e recarga de celular.
Inteligência artifical
Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o Watson, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa americana IBM, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes.
Em agosto do ano passado, a tecnologia começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários. Em todos os aplicativos, o cliente passará a ser ajudado por um funcionário do BB caso seja necessário atendimento humano.
(com Agência Brasil)