Estado de Minas EDUCAÇÃO

Mulheres são maioria das notas mil da Redação do Enem 2018

Elas representam 76% das notas máximas da prova, diz Inep


postado em 23/01/2019 09:25 / atualizado em 23/01/2019 09:30

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)

Mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Das 55 redações que tiraram a nota máxima, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, na última terça, dia 22 de janeiro.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018 a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da Redação foi Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet.

A maior parte dos estudantes com a nota máxima é da região sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos – 14 são do Rio de Janeiro e 14 de Minas Gerais. A região nordeste aparece em segundo lugar, com 14 textos nota mil. Em relação aos municípios, o Rio de Janeiro lidera com cinco redações, seguido por Fortaleza, com quatro.

A professora Regiane Pedigone Segatini, de Redação e Filosofia, de Franca (SP), afirma que os dados divulgados pelo Inep reforçam algo que ela observa no dia a dia. "As meninas são mais estudiosas, mas comprometidas com o estudo de forma geral", comenta a especialista em entrevista à Agência Brasil. Elas são também maioria entre os que ingressaram na faculdade, 54%, de acordo com o último Censo da Educação Superior, do MInistério da Educação, e as que mais concluíram os estudos, cerca de 60% do total.

Regiane, que é dona do 100% Redação, curso de língua portuguesa em Franca e em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deu também algumas dicas para um bom texto. Segundo ela, o preparo para fazer uma boa Redação no Enem vai além de simples técnica: "O aluno tem que saber interpretar texto e, para isso, precisa saber o contexto histórico e o contexto filosófico".

Abaixo, a lista de distribuição geográficas das provas nota mil:


Fonte: Inep

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação