Ao publicar no Instagram uma foto ao lado do craque Neymar Jr., o cantor Nego do Borel acabou chamando a atenção para um fato curioso relacionado aos dois: a brancura excessiva dos dentes.
"Qual o nome da música?", brinca o cantor na publicação compartilhada na última quarta, dia 20 de março.
Apesar de parecer uma imagem "comum" para a rede social, muitos fãs do Nego do Borel – ele possui quase 10 milhões de seguidores no Instagram – não deixaram passar batido o branco extremo dos dentes dele e do atacante da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG). "Que creme dental é esse minha gente?", brinca a usuária @tatyaguiar_ no Instagram. "Falta o @roberto_firmino nesse time dos dentes brancos", publica o perfil @gomesjonnas. "Parece que vocês estão com aquela dentadura que vinha no doce", diz a internauta @edneialucia. "Faltou dizer o nome da marca do creme dental que vocês estão fazendo propaganda", afirma o usuário @_marjox. "Eu iludida depois de escovar o dente com bicarbonato de sódio .... Pra [sic] ver se fica branco", diz @luanasgbrito.
Apesar de terem sido alvo dos internautas, o atleta e o músico não fizeram nada demais nos dentes. Além deles, inúmeras celebridades, como o apresentador Rodrigo Faro, a blogueira Nah Cardoso e a atriz Larissa Manoela, apelaram para chamada lente de contato dental. "Não se trata de um simples clareamento nos dentes. É um tratamento estético com laminados de porcelana, que são pequenas peças confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressoras 3D, têm de 0,2 a 0,5 mm de espessura e são colocadas sobre o esmalte com cola especial, dente por dente", explica o odontologista Luis Calicchio, do grupo Ateliê Oral.
Conhecida como as lentes de contato dos dentes, a técnica, normalmente, é usada para adequar a estética do paciente e, principalmente, para dar uma nova harmonia ao sorriso de acordo com os traços faciais, e também alinhar imperfeições. É recomendada para adultos com dentes pequenos ou espaçados, correção de desalinhamentos sutis e para quem deseja padronizar a tonalidade dos dentes, deixando todos da mesma cor. Esses são alguns dos motivos que fizeram a busca pela técnica aumentar em 300% nos consultórios entre 2014 e 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.
É preciso atenção, contudo, para que a moda não deixe todo mundo igual ou com dentes muito brancos e desproporcionais. "Quando o sorriso fica falso é porque não está harmonioso, é como se a pessoa estivesse usando dentes que não são dela. É importante um estudo detalhado da face de cada paciente, um planejamento de acordo com formato do rosto, do nariz, do tamanho dos olhos e maxilar de cada paciente, para que os dentes sejam feitos de uma forma personalizada", explica o dentista.
Além disso, a lente de contato dental não é para todos. "Pacientes com problemas severos de alinhamento ou com bruxismo não devem usá-la. A aplicação da técnica também não é indicada para quem já tem próteses, além de requerer gengivas 100% saudáveis", alerta o especialista.
Com relação à coloração dos dentes, a recomendação de Luis Calicchio é para que seja feita da forma mais natural possível. Entretanto, a responsabilidade pela "brancura", geralmente, é do paciente. Se a saúde bucal estiver em dia, se a parte funcional dos dentes e os princípios de mordida estiverem equilibrados, e se a cerâmica estiver bem adaptada, o conceito estético da cor pode ser o do paciente, esclarece o especialista. Ou seja, os dentistas dão recomendações de acordo com os seus princípios e conceitos estéticos, mas, muitas vezes, é a exigência do paciente que prevalece.