A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou nota de alerta com orientações relativas ao retorno das aulas presenciais. Preparada pelos Departamentos Científicos de Imunizações e Infectologia, a nota "Covid-19 e a Volta às Aulas" destaca um conjunto de premissas a serem observadas nesse retorno.
O texto sugere que a volta seja feita respeitando o distanciamento social, com turmas menores, maior espaço entre alunos, recreios em horários intercalados e uso da educação remota para alternar a presença física de turmas na escola. Reforça, ainda, a importância de disponibilização de estrutura para uma higiene adequada (álcool em gel nas salas e corredores, sabão e água nos banheiros, etc) e incentivo a esses hábitos, bem como ao uso de máscaras - a serem trocadas no máximo a cada quatro horas.
A orientação é para que alunos de grupos de risco tenham educação à distância enquanto não houver vacina ou tratamento específico, e que ao menor sinal de gripe, resfriado ou Covid-19 dos filhos, pais não devem mandá-los para a escola.
Para os alunos que frequentarem as aulas fisicamente, ainda não é o momento para algumas das atividades mais comuns (e esperadas) nas escolas, como eventos, comemorações, competições e jogos.
O documento ressalta, ainda, os impactos psicológicos da pandemia nas crianças e o papel da escola em dar suporte nesse processo: " É importante que a escola tenha um espaço para que a criança possa falar sobre seus sentimentos, medos e dúvidas. Nos casos em que se identifique um quadro mais exacerbado a criança deve ser encaminhada para um acompanhamento especializado ", diz a nota.
Confira os princípios fundamentais a serem observados pelas escolas, de acordo com a SBP:
- Pais e professores devem procurar manter-se informados sobre a COVID-19 (modo de transmissão, sintomas da doença, medidas de prevenção) por meio de fontes confiáveis, evitando as fake news
- Crianças e profissionais da educação, se doentes, não devem frequentar a escola
- A escola deve oferecer diversos locais para lavagem de mãos, água e sabão, álcool em gel e higienizar frequentemente os recintos e superfícies
- A escola deve propiciar ambientes arejados, com aberturas de janelas. Atividades ao ar livre devem ser estimuladas
- Cabe à escola evitar aglomerações, na entrada, saída de alunos ou intervalos, criando horários alternativos para as turmas
- Jogos, competições, festas, reuniões, comemorações e atividades que envolvam coletividade devem ser temporariamente suspensos
- O ensino à distância, sempre que possível, deve ser estimulado
O documento na íntegra pode ser lido no site da Sociedade Brasileira de Pediatria