Após um longo período de incertezas e portas fechadas, os shoppings da capital estão otimistas com as vendas de fim de ano. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revela que a temporada deve injetar R$ 3,26 bilhões na economia da cidade, pouco menos do que os números do ano anterior - em 2019, o montante ficou em R$ 3,32 bilhões. "O Natal é a grande data do comércio. Sempre gera expectativa e movimentação. Este é um ano atípico, o consumidor ainda está receoso e o lojista tentando se recuperar das perdas causadas pela pandemia. Mas, ainda assim, temos a esperança de que a data vai trazer bons negócios para o setor", pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Manter vivos a magia e o encanto do Natal, sem descuidar da saúde e segurança de seus visitantes e colaboradores, é o principal desafio enfrentando pelos centros de compras neste ano atípico. Com a pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos precisam reinventar tradições e adequar a decoração da época a um novo contexto, menos interativo e mais contemplativo.
A principal mudança diz respeito ao Bom Velhinho, uma das figuras emblemáticas da data. "Infelizmente, este ano não podemos contar com a presença física do Papai Noel, que faz parte do grupo de risco. Mas ele aparecerá de forma virtual através de realidade aumentada", comenta Nadinne Matos, gerente de marketing do Shopping Boulevard, principal centro de compras da região leste da capital. Brincadeiras à parte, essa foi a alternativa encontrada por 43% dos malls em todo o Brasil para garantir a tradicional foto com o Papai Noel, uma das principais atrações do período, segundo dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
Com o auxílio da tecnologia, os clientes do Boulevard ainda poderão receber mensagens do Papai Noel via Whatsapp. O amado personagem natalino enviará áudios personalizados às crianças, vídeos e contos infantis com histórias sobre sua casa e a produção de brinquedos. Para participar, os interessados devem cadastrar o número de contato disponibilizado pelo shopping e seguir as instruções. Além disso, o mall fará uma promoção especial em celebração a seus 10 anos de história com troca de cupons online. Haverá uma central de informações e tablets de autoatendimento para quem quiser fazer o cadastro no próprio local, porém também será possível realizá-lo no conforto de casa, pela internet, para evitar filas e aglomerações.
Nos mesmos moldes, o Shopping Cidade, localizado no centro de Belo Horizonte, conta com a ilustre figura natalina em formato digital. Para que o Papai Noel apareça, basta que os visitantes apontem a câmera do celular para os vários totens com QR Code distribuídos pelo mall. A boa notícia para os mais ativos nas redes sociais é que o estabelecimento ainda disponibiliza um filtro exclusivo para fotos no Instagram com temática natalina. Já a novidade que promete conquistar a garotada é a linha-direta "Shopping Cidade - Lapônia". De meio dia às 18 horas, as crianças poderão conversar com o Bom Velhinho por meio de uma cabine telefônica. E o melhor, não é uma gravação automática. Será um Papai Noel que irá atendê-la em uma chamada especial e pessoal. "É uma forma de humanizar esse momento. Sabemos que nada substitui a presença física, o abraço, o carinho. Mas a tecnologia é uma grande aliada diante do cenário atual", destaca a gerente de marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz.
A Multiplan também está com vários atrativos e uma programação especial, em cumprimento aos protocolos exigidos pela crise sanitária. Nos três complexos da rede - BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi, os clientes poderão se posicionar a frente de totens digitais e tirar fotos com um Papai Noel virtual. O serviço é gratuito e os visitantes podem imprimir as fotografias e levar a recordação para casa. Ademais, pensando em garantir mais segurança e comodidade a seus clientes, o cadastro para participar dos sorteios de fim de ano será realizado de forma inovadora através do aplicativo da Multiplan. A ferramenta permite o acesso à promoção de Natal de forma ágil, segura e 100% digital, além de disponibilizar marketplace integrado, atendendo, assim, aqueles que prefiram fazer as compras de forma online.
E como não poderia deixar de ser, especialmente neste ano em que a pandemia reafirma a necessidade de ações solidárias, os shoppings da Multiplan realizam mais uma edição do projeto Árvore do Bem. Os clientes que visitarem o BH Shopping, o Diamond Mall e o Pátio Savassi poderão escolher um dos cartões localizados nas árvores, contendo o nome da instituição e informações sobre a criança ou o idoso a ser agraciado. Depois, basta colar o cartão no presente e depositá-los em uma das caixas dispostas pelos shoppings. Ao final da campanha, o Grupo realizará as entregas nas oito instituições participantes. "Natal é tempo de amor, alegria, família e união. Especialmente este ano, queremos oferecer uma experiência única e segura aos nossos clientes", afirma Marcelo Portela, gerente de marketing dos shoppings.