Revista Encontro

CIDADE

Praças, calçadas e ruas do centro de BH passarão por melhorias

A medida faz parte do programa "Centro de Todo Mundo" que vai realizar uma série de intervenções para requalificar a região

Da redação (com informações da PBH)
- Foto: Adão de Souza/PBH/Divulgação
A Prefeitura de Belo Horizonte vai investir aproximadamente R$ 55,65 milhões em obras de manutenção do hipercentro até 2024 - o que inclui pavimentação, revitalização de calçadas, reformas de bancos e mobiliários. A medida faz parte do programa "Centro de Todo Mundo" que vai realizar uma série de intervenções para requalificar o Centro da capital. O programa vai beneficiar pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes na Área Central e envolve várias secretarias da administração municipal. A Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) terá importante participação nesta ação.

"Nós fizemos um planejamento para o Hipercentro, principalmente em obras de pavimentação, com o asfaltamento de aproximadamente de 18km dessa região nas vias que foram identificadas em pior situação, trazendo mais conforto e durabilidade do pavimento e, consequentemente, diminuindo a necessidade de tapa-buraco dessas vias. Outro destaque será a revitalização das calçadas em parceria com a BHTrans, ampliando e melhorando as condições de acessibilidade. Vamos também trabalhar no Boulevard Arrudas e em algumas praças do Centro para que as pessoas e comerciantes possam usar esses locais com mais conforto e arborização, tornando-os mais agradáveis"; explica o subsecretário Leonardo Gomes. A previsão é que 47 trechos de vias sejam recapeados.

Já estão em andamento as reformas dos bancos, dos pisos de concreto e mobiliários nos quatro quarteirões fechados da avenida Afonso Pena no entorno da Praça 7. Em breve, as calçadas portuguesas também passarão por melhorias na acessibilidade e correções nos seus passeios.

Mais manutenção

Os canteiros centrais das avenidas Bias Fortes, Olegário Maciel, João Pinheiro, Augusto de Lima e Álvares Cabral vão passar por remodelagem, com melhorias do paisagismo, na acessibilidade nas travessias de pedestres e na inclusão de sistemas de irrigação.

Passarão por revitalização o Boulevard Arrudas, a Praça Rui Barbosa, a Praça Engenheiro José Nogueira de Sá e a Praça Antônio Scalzo Neto, com melhorias da urbanização e do paisagismo, recuperação de mobiliários e passeios e revegetação dos canteiros, com o objetivo de deixar o ambiente mais harmônico e prazeroso para os munícipes.  As praças Alberto Deodato, 1º de Maio, Levi Coelho da Rocha e Afonso Arinos também receberão intervenções semelhantes.

As obras de artes especiais (passarelas, viadutos e barreiras) do Hipercentro também passarão por pinturas nos pilares e manutenção das barreiras New Jersey – estruturas de concreto usada para separar fluxo de veículos.
Também será feita a manutenção das fachadas de edificações de propriedade do município ocupadas pela PBH. São elas: Parque Municipal Américo Renné Gianetti, CAT Mercado das Flores, BH Resolve, Centro de Referência da Juventude, Gerência de Serviço de Transporte, Comando da Guarda Civil Municipal, Museu da Imagem e do Som - MIS-BH, Esplanada da Praça da Estação, Restaurante Popular I, Teatro Francisco Nunes e Shopping Popular Caetés.
.