A cerimônia de anúncio, realizada no Palácio da Liberdade, contou com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Professor Mateus. A modernização dos trens faz parte do contrato de concessão gerido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
. Para o governador, o investimento vai deixar um legado para Belo Horizonte e região. "É uma felicidade muito grande estar aqui participando desse momento tão especial para Belo Horizonte. Nós vamos deixar este grande legado para a Região Metropolitana, uma expansão considerável do metrô, que vai passar a transportar mais pessoas, que vai ajudar de forma muito significativa na mobilidade urbana", afirmou Romeu Zema.
. "Este momento é a concretização de mais um passo na realização de um sonho antigo, de mais de décadas, da cidade de Belo Horizonte. É uma necessidade do Governo de Minas, transformar a nossa cidade em uma metrópole efetivamente interligada por trilhos, permitindo a transformação do cenário urbano, que sofre tanto com os congestionamentos, prejudicando a nossa população, os trabalhadores e, especialmente, os mais pobres", acrescentou o vice-governador, Professor Mateus.
. O chairman da CRRC Corporation, Mr Sun Yongcai, destacou a parceria com o Governo de Minas. "A CRRC e o Governo de Minas entendem a necessidade do Metrô de BH para a população. Tenho certeza de que nossa empresa vai dar o maior apoio para contribuir para o benefício da população e vamos entregar um resultado muito satisfatório. Brasil e China são grandes parceiros. O novo metrô em BH vai elevar o nível de serviços para a população de Minas Gerais".
. Novos trens
As novas composições foram fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, CRRC Corporation Limited (CRRC). A empresa já iniciou o projeto de fabricação e a expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições, tão logo entregues, vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH.
. "Celebramos, aqui, uma data histórica. Afinal de contas, a modernização do metrô de Belo Horizonte e a ampliação, a criação da Linha 2 do metrô são sonhos não apenas de anos, mas de décadas para a nossa cidade e para o nosso estado", ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.
. Os 24 novos trens, que possuirão, cada um, quatro carros, serão equipados com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de permitir economia no consumo de energia.
. As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos passageiros.
O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH.
Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos. Os novos carros vão substituir os trens da Série 900.
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