Finalmente, Belo Horizonte terá banheiros públicos. São cinco equipamentos, com sistemas automatizados de abertura, fechamento e higieniação que serão instalados, a partir de novembro, na região central da capital mineira.
A instalação dos banheiros públicos é uma reivindicação antiga de parte da população da cidade e faz parte do programa Centro de Todo Mundo - promovido pela Prefeitura e que está revitalizando o hipercentro de BH.
Segundo informações publicadas no Diário Oficial do Município, na sexta-feira (18), a empresa CleanSe, que já tem contratos com as cidades catarinenses de São José e Balneário Camburiú, será a responsável pela instalação dos sanitários.
O conceito de banheiros públicos automatizados é utilizado, de forma bem-sucedida, em Paris. Além de terem abertura, fechamento e higieniação automatizadas, os equipamentos são antivandalismo e podem ser controlados à distância, em uma central de monitoramento. Na entrada dos sanitários, um painel de led indica se o local está vazio ou ocupado.
Veja os endereços onde serão instalados os banheiros públicos de BH:
- Rua Rio de Janeiro, 72
- Rua Paulo de Frontin, 17
- Avenida Olegário Maciel, 915
- Praça Afonso Arinos (cruzamento entre as avenidas Álvares Cabral, João Pinheiro e Augusto de Lima)
- Rua Aarão Reis, 234