De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, em entrevista ao jornal O Tempo, a tradição deve se manter. "Estamos com uma frente fria atuando entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é de fortes chuvas no Triângulo Mineiro e nas regiões Sul, Oeste, Central, Zona da Mata e Metropolitana", afirmou. As precipitações devem persistir até o final de semana, trazendo alívio ao calor intenso. "Essa chuva vai ajudar a diminuir o calor, pois teremos muita nebulosidade. Em BH, nesta quarta-feira, a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 28ºC", complementa Reis.
. A origem da 'enchente das goiabas'
A expressão 'enchente das goiabas' tem raízes históricas e meteorológicas. Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica, também ao O Tempo, que o termo se popularizou devido às chuvas intensas que coincidem com o final do verão. "Antigamente, os frutos da goiaba começavam a 'rolar' nesta época do ano, pois já se encontravam maduros. Com a chuva do Dia de São José, as goiabas caíam e, consequentemente, rolavam. Daí criou-se o dito popular", conta Azevedo.
Outono promete ser mais seco e quente
Com a chegada do outono no dia 20 de março, os mineiros devem se preparar para uma estação mais seca e com temperaturas acima da média. "Apesar do seu início ser marcado pelas chuvas, os modelos meteorológicos mostram que a estação será mais seca e com temperaturas até 2ºC acima da média. A massa de ar quente e seco deve atuar na região Sudeste, enquanto, no Sul do Brasil, serão concentradas as frentes frias", destacou Ruibran dos Reis ao noticiário mineiro.
.