Estado de Minas TEMPO

Despedida do verão em Minas Gerais tem previsão de chuvas intensas

Tradição popular no Dia de São José, 'enchente das goiabas' traz grande volume de precipitação


postado em 19/03/2025 10:48 / atualizado em 19/03/2025 11:48

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
O verão se despede nesta quarta-feira, 19 de março, Dia de São José, trazendo a tradicional 'enchente das goiabas' em várias cidades de Minas Gerais. A expressão, do imaginário popular, refere-se às fortes chuvas que costumam ocorrer no último dia da estação. Na semana que antecede a data, Belo Horizonte já registrou precipitações de alta intensidade, acompanhadas de ventos que atingiram quase 80 km/h. A pergunta que fica é: as chuvas vão cumprir o ritual nesta quarta-feira?

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, em entrevista ao jornal O Tempo, a tradição deve se manter. "Estamos com uma frente fria atuando entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é de fortes chuvas no Triângulo Mineiro e nas regiões Sul, Oeste, Central, Zona da Mata e Metropolitana", afirmou. As precipitações devem persistir até o final de semana, trazendo alívio ao calor intenso. "Essa chuva vai ajudar a diminuir o calor, pois teremos muita nebulosidade. Em BH, nesta quarta-feira, a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 28ºC", complementa Reis.

A origem da 'enchente das goiabas'


A expressão 'enchente das goiabas' tem raízes históricas e meteorológicas. Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica, também ao O Tempo, que o termo se popularizou devido às chuvas intensas que coincidem com o final do verão. "Antigamente, os frutos da goiaba começavam a 'rolar' nesta época do ano, pois já se encontravam maduros. Com a chuva do Dia de São José, as goiabas caíam e, consequentemente, rolavam. Daí criou-se o dito popular", conta Azevedo.

Outono promete ser mais seco e quente


Com a chegada do outono no dia 20 de março, os mineiros devem se preparar para uma estação mais seca e com temperaturas acima da média. "Apesar do seu início ser marcado pelas chuvas, os modelos meteorológicos mostram que a estação será mais seca e com temperaturas até 2ºC acima da média. A massa de ar quente e seco deve atuar na região Sudeste, enquanto, no Sul do Brasil, serão concentradas as frentes frias", destacou Ruibran dos Reis ao noticiário mineiro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação