
A equipe Fórmula Tesla, formada por 36 estudantes dos cursos de engenharias Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação, Aeroespacial, de Sistemas e Civil da UFMG lançou, na última sexta, dia 9 de novembro, o protótipo NK218, veículo elétrico projetado para competições. O evento foi realizado no auditório nobre da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.
O NK218 é o segundo modelo criado pela Tesla. A equipe surgiu no final de 2016 e, no ano seguinte, fabricou seu primeiro veículo, Kayran, que se classificou em 10º lugar na competição Fórmula SAE Brasil. Para a edição de 2018, que será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, os estudantes conseguiram reduzir 80 kg da massa do modelo anterior, o que, segundo eles, aumenta as chances de melhorar a classificação na disputa.
A estudante Ana Flávia Rangel, do curso de Engenharia Aeroespacial e capitã da equipe, explica que o novo modelo foi fabricado com peças de materiais mais leves, como alumínio aeronáutico e compósitos. "Também desenvolvemos novas tecnologias eletrônicas, com ampla capacidade de aquisição de dados e telemetria, e passamos a usar pneus próprios para a competição. Todas essas intervenções melhoraram o desempenho", comenta Rangel em entrevista para o site da UFMG.
(com portal da UFMG)