Estado de Minas BIOLOGIA

Novas espécies de besouro homenageiam Game of Thrones

Insetos receberam os nomes dos dragões da série de TV


postado em 16/01/2019 16:39 / atualizado em 16/01/2019 16:23

(foto: Brett Ratcliffe/Divulgação)
(foto: Brett Ratcliffe/Divulgação)

Parece que virou "moda" o uso de nomes curiosos para batizer novas espécies. Desta vez, um entomologista de Nebraska, nos Estados Unidos, resolveu homenagear a premiada série Game of Thrones (GoT), exibida pelo canal HBO, da TV por assinatura.

Brett Ratcliffe, da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), descobriu três besouros, que receberam os nomes dos dragões criados por Daenerys Targaryen (vivida pela atriz Emilia Clarke) em GoT: Drogon, Rhaegal e Viserion. A informação foi divulgada pelo jornal americano Omaha World Herald.

Cada um dos besouros é do gênero Gymnetis, e as homenagens aos nomes dos dragões foram latinizadas para as formas drogoni, rhaegali e viserioni.

Todos os insetos descobertos pelo entomologista têm uma característica em comum: apresentam tons de laranja no exoesqueleto – o que remete ao fogo, conforme Ratcliffe comentou ao periódico. Tanto o Gymnetis drogoni quanto o Gymnetis viserioni são nativos da Colômbia e do Equador, enquanto o Gymnetis rhaegali é encontrado apenas na Guiana Francesa.

Embora Brett Ratcliffe seja um fã da série Game of Thrones, ele escolheu os nomes como forma de chamar a atenção para a biodiversidade. "Quando você cria nomes como esses, faz isso para ganhar um pouco de notoriedade e chamar a atenção do público", diz o pesquisador ao Omaha World Herald. "Ainda estamos descobrindo a biodiversidade da Terra. Um de cada quatro seres vivos do planeta é um besouro. Nós não descobrimos todos eles. Não estamos nem perto disso", continua o entomologista.

Vale dizer que Ratcliffe já nomeou mais de 200 espécies de escaravelhos em sua carreira e muitos receberam nomes criativos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação