Revista Encontro

Saúde

Cuidado com o excesso de peso na mochila

Volta às aulas demanda cuidado com a postura

Da redação com assessorias
- Foto: Pexels

Com o retorno das aulas, um problema antigo volta a assombrar pais e alunos: o peso carregado na mochila escolar. De acordo com a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, a maioria das crianças e adolescentes carrega mais peso do que deveria. "Podemos dizer que a média de uma mochila escolar de uma criança de 7 anos é de cinco quilos ou mais. O ideal é carregar até 10% do peso corporal. Um exemplo: uma criança que pesa por volta de 30 a 40 kg, poderia carregar no máximo três quilos", comenta a especialista.

O ato de carregar mochilas pesadas prejudica a coluna e a região dos ombros. Isso pode levar a dores crônicas. Outro ponto é que subidas, descidas, escadas e outros terrenos acidentados exigem uma postura mais ereta. "Com a mochila nas costas, a tendência é projetar o corpo para frente, forçando a coluna.
Sem contar quando a mochila é carregada em apenas um ombro, descompensando totalmente a postura. Além das dores, se este hábito for constante ao longo ano pode alterar a curvatura da coluna, causando cifose, lordose e piorando quadros de escoliose. Ao carregar de um lado só do corpo, pode também levar a um importante desalinhamento do eixo corporal", diz a fisioterapeuta.

A maior preocupação deve ser com as crianças maiores e adolescentes, que são mais independentes e acabam não gostando muito da supervisão dos pais. "Lembrando que uma má postura e movimentos que prejudicam a coluna na infância e adolescência podem afetar a saúde musculoesquelética mais tarde ou até mesmo de imediato. Portanto, a consciência corporal e a postura são aspectos que devem ser ensinados desde a infância", afirma Walkíria Brunetti.

Abaixo, a especialista dá algumas dicas para pais e alunos:

.