A promessa começou a se tornar realidade quando um amigo mostrou para ele um vídeo de um youtuber brasileiro, que tinha viajado para a Turquia em busca de uma cirurgia de transplante capilar que não deixasse cicatriz. Foi assim que o empresário conheceu a chamada técnica FUE (sigla em inglês para "Extração de Unidades Foliculares"). Ela é feita retirando os fios um a um das áreas não afetadas pela calvície, para implantá-los em outras partes do couro cabeludo. "São cortes extremamente pequenos, sem a necessidade de tomar pontos", conta Serkan Ayg%u0131n, médico dermatologista responsável pela operação de Jefferson.
O caso de Jefferson, que foi à Turquia para combater a calvície, não é raro. Dados mostram que milhares de pessoas vão ao país a procura de tratamentos como o do empresário, resultando em uma indústria que movimenta mais de um bilhão de dólares por ano. "Hoje, em Istambul, temos cerca de 300 clínicas de transplante capilar", diz Serkan. Toda essa oferta fez com que o preço das operações ficasse mais em conta no país euro-asiático do que em outros países, atraindo turistas de várias partes do mundo. "Também estamos tendo grandes inovações em várias áreas médicas. Hoje, cerca de 400 mil pessoas estudam medicina nas faculdades da Turquia".
O preço da operação? "Fica entre 14 e 15 mil reais", conta Priscila Cardoso, fundadora da Cabelo Turquia. A empresa vende o pacote completo, com direito a hotel, intérprete, transporte e consulta, para quem pretende visitar o país a procura da tal cirurgia. "O que mais tenho hoje é indicação. As pessoas que vão acabam indicando a operação para muitos amigos, que ficam impressionados com os resultados."
Curiosidade
Curiosamente, o primeiro transplante capilar da história aconteceu na Turquia. Menahen Hodara foi um dermatologista que nasceu em Istambul, no ano de 1869. Na época, a cidade era a capital do Império Turco Otomano. Em 1897, o médico realizou um procedimento revolucionário.
*Publicado originalmente em 06/02/2020