Hoje em dia é tão fácil criar uma conta no YouTube e na Twitch quanto um e-mail, bastando alguns minutos para preencher um formulário. Alie isso a facilidade em se ter equipamentos como câmera e microfone por um smartphone que assume ambas funções e houve uma "democratização" da produção de conteúdo em vídeo, o que é algo positivo de modo geral.
No entanto, é comum vermos na internet pessoas que acabaram de criar seu primeiro vídeo ou sua live (transmissão de vídeo ao vivo), publicando qualquer conteúdo e saindo desesperadas por parcerias com outras pessoas, praticamente implorando nas redes sociais para que outros se inscrevam e comentem. A grande verdade é que isso dificilmente já funcionou e incomoda muita gente, além de gastar uma energia desnecessária por parte do autor.
Pensando nisso, hoje selecionamos algumas dicas, que não são uma "fórmula mágica", mas podem te ajudar a ter suas reproduções e transmissões de vídeo melhor sucedidas. Confira:
1) Procure criar um conteúdo "diferentão"
No YouTube e na Twitch encontramos vários canais bastante semelhantes, conhecidos popularmente como "genéricos". A pergunta que fica é: qual o sentido do espectador ir ao seu canal se ele é mais um que fala de games ou transmite uma gameplay? Tente focar em algo que ainda não é visto amplamente ou traga informações que não se acha ao pesquisar, trabalhe para diferenciar o que já existe. Participar de trends e o que está em alta é importante, mas se você já tentou e não deu resultados, continuar o fará apenas mais um. Falando de games, procure um nicho que não foi explorado, ou se foi, procure um material de qualidade sobre jogos que não tiveram expressividade suficiente no YouTube. Você gosta muito de uma franquia, mas sente que não falam dela de forma relevante ou como você esperaria sobre? Que tal tentar algo?
2) Qualidade e rotina andam juntas
Sabe o ditado "a pressa é inimiga da perfeição"? Na internet a pressa e perfeição fizeram as pazes. Tão importante quanto a qualidade do conteúdo é o ritmo de publicações, sendo fundamental que haja vídeos sempre num dia X da semana.
3) Apareça
Aparecer nos vídeos ou em live ou ter uma imagem atrelada à sua pessoa, mesmo que em forma de desenho, te dará mais chances de você ser bem sucedido na plataforma. Não é regra, mas é uma dica a se levar em conta pra quem quer notoriedade na plataforma. E lembre-se, não importa sua aparência ou idade, deixe a timidez de lado.
4) Desenvolva identidade e assim o carisma, consequentemente
É comum as pessoas acharem que carisma é algo inato, mas não é bem assim, existindo a possibilidade de desenvolvê-lo junto a sua identidade. O primeiro passo para isso é ter bom humor, especialmente quando se trata de um canal de games, afinal, as pessoas já tem seus problemas na vida cotidiana e a maioria vai buscar algo relacionado ao seu game favorito com o intuito de se divertir, mesmo que de forma informativa. Pra completar, valorize seu sotaque, gírias, cacoetes e tenha um estilo bem "seu", sendo algo que dá mais identidade ainda a você e ao seu canal. E lembre-se. é importante interagir com o público sim, responder comentários em lives e até mesmo naquela caixa de entrada do seu Instagram onde você provavelmente ignora alguém.
5) Haters te ajudam e você terá eles
Sabe a frase "nem Jesus agradou a todos, quem dirá eu?", ela se aplica perfeitamente aqui. Não importa o assunto, já que você pode ter um canal sobre poesias mas, inevitavelmente, terão pessoas que não gostarão de você. Seja por não concordarem com o conteúdo que você propõe, ou por você se destacar mais do que elas no mesmo segmento (inveja) ou simplesmente não "irem com sua cara". Só que isso não é motivo para se abalar, pelo contrário: fique feliz quando aparecerem, já que os haters são um "termômetro" do seu sucesso e podem ser uma excelente ferramenta de divulgação, se usados da forma certa e você não se abalar, genuinamente, com comentários não construtivos e "sem noção".
6) Miniaturas, vinheta, títulos também são importantes, mas não exagere
Evite ao máximo exagerar com essas coisas, pois as pessoas estão lá para ver o conteúdo, nada mais. Vinhetas de 5 a 7 segundos, quando realmente boas, são geralmente o máximo de tempo aceitável. Ao invés disso, pense em como pode usar o seu vídeo para propagandas publicitárias, conforme cresce. Um título chamativo, uma miniatura que possa envolver seu parceiro, ambos são importantes, mas não deixe na cara. Hoje, temos YouTubers e streamers na Twitch dentre os maiores do Brasil, que divulgam desde cadeiras gamer, até jogos de cassino, de forma natural e concisa, num tempo também não muito longo para não cansar o espectador.
7) Locução do vídeo
Outro ponto importante é a clareza de suas palavras quando você transmite uma informação. Você não precisa ter voz de locutor e nem fazer curso para se dar bem no YouTube, a dica primordial é pronunciar todas as sílabas das palavras.
8) Valorize o que é mostrado
Evite usar apenas fotos ou o áudio na plataforma, afinal, no YouTube e na Twitch valorizar um conteúdo bonito e dinâmico, junto ao que você quer transmitir, é importantíssimo, principalmente quando se trata de games. Nada de imagens estáticas por muito tempo ou só áudio da sua voz sem algo interessante rolando na tela. Uma boa direção é adquirida com experiência.
9) Transmita sentimentos
Além de informar, é importante ter em mente o que você quer que as pessoas "sintam" ao assistir aquele vídeo. Qual sentimento você quer transmitir? Você quer que a pessoa ria? Tenha adrenalina elevada? Ficar emocionada? Para isso, deve-se um estudo mais aprofundado e nada como a boa e velha experiência, para aprimorar suas habilidades de "levar" o público junto com você, para a "direção" que deseja.
10) Gaste pouco dinheiro falando sobre o que você gosta
Não menos importante que os outros e por mais óbvio que pareça, é imprescindível fazer o que gosta, afinal, seu canal no YouTube vai perder o sentido para você mesmo se não fizer algo que seus "sentimentos" proponha, o que pode causar queda de produtividade. Se for visar dinheiro e popularidade, dá no mesmo, até porque monetização relativamente alta é algo distante para a maioria dos YouTubers. No entanto, à medida que você vai fazendo sucesso e seu canal vai crescendo, várias oportunidades vão surgindo. Com um trabalho bem feito, você amplia de modo significativo seu networking e é capaz de algum chefe de empresa olhar seu conteúdo e dizer: "quero ele divulgando nossa marca", conforme já citado. Persistência, dedicação, rotina, bom humor e conteúdo de qualidade são as palavras-chaves para que seu canal se saia bem. O núcleo de tudo para geral está em uma palavrinha: Ser divertido, isso tanto para você, quanto para quem te assiste.