No entanto, esse cenário vem mudando gradativamente, mesmo ainda tendo resquícios do lockdown e do que ele proporcionou a milhões de famílias mundo afora. O impacto na vida de quem vive do entretenimento foi gigante, e milhares de pessoas viram seus empregos indo embora num piscar de olhos.
O prejuízo calculado passou dos 270 bilhões de reais, em que mais de 97% dos eventos e shows foram afetados. As atrações previstas para acontecer tiveram que ser canceladas, e milhões de fãs não puderam reaver o dinheiro gasto nos shows. Perdas por todos os lados. Mas o que vemos neste ano de 2023 é de dar esperança a todos os que esperavam ansiosamente pela normalização deste cenário.
Novas formas de consumir entretenimento
Há algum tempo, vemos as transformações ocorridas na forma de consumo de entretenimento mundo afora. Com a pandemia, a tecnologia nunca esteve tão presente na vida dos consumidores, não apenas no setor de entretenimento e jogos online, como nas mais variadas formas de consumo.
Nunca se viu tantos shows sendo transmitidos ao vivo através das redes sociais e plataformas online. E isso acabou por mudar a forma com que o brasileiro escolheu se divertir - mas nada substitui o contato e calor humano! Por isso, este ano de 2023 promete ser um período no qual as empresas irão buscar trazer o que faltou durante os anos de pandemia e lockdown: shows internacionais, eventos em lugares públicos gratuitos e muito entretenimento.
E quais são as tendências que podemos mostrar aqui sobre entretenimento no mundo pós-pandemia? A quantidade de opções de streaming (as transmissões ao vivo) trouxe soluções, mas ao mesmo tempo, a escolha e competição entre artistas – em especial os novatos – ficou bem mais acirrada. Há uma necessidade de a indústria disputar a atenção da audiência ávida por novidades e desafios.
Com isso, plataformas como o TikTok começaram a investir em vídeos curtos e promover desafios de danças entre os adolescentes. Podemos afirmar que, hoje em dia, é impossível falar de música e não se referir a plataforma de vídeos de formato curto como pioneira online. Mas não podemos esquecer de mencionar as transformações ocorridas no mundo dos jogos eletrônicos online, em que campeonatos de eSports se popularizaram e continuam em enorme ascensão por todo o Brasil.
Artistas levam seus shows virtuais a plataformas internacionais (antes designadas apenas a jogos online, por exemplo) e a combinação entre ambos os setores promete gerar lucros exorbitantes para os próximos anos. Novos públicos são formados através deste entretenimento, algo visto como positivo pelos desenvolvedores das interfaces e promotores dos eventos.
O que podemos esperar, então, é que os anos seguintes à pandemia sejam promissores para todos os setores e repletos de novidades! Vamos acompanhar!
.