Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito.
De acordo com os dados, outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%); falsificação de documentos para abertura de crediário (10%); pagamento de boletos falsos (10%); há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%); falsificação de cheque (7%); e clonagem da placa de veículo (7%).
Segundo o SPC Brasil, além de prejuízos financeiros e constrangimento, o consumidor sofre com o tempo gasto para resolver os processos burocráticos para regularizar sua situação, como comprovar que não realizou compras indevidas ou resolver uma possível negativação do CPF.
Para auxiliar a população na proteção contra fraudes, o SPC Brasil disponibilizou a ferramenta SPC Avisa. Com o serviço, o consumidor receberá informações via e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou sofrer alterações cadastrais no banco de dados da entidade.
A pesquisa ouviu 800 consumidores em setembro de 2018 com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.
(com Agência Brasil).