Revista Encontro

Comércio

Procon dá dicas para evitar problemas na Black Friday

Consumidor precisa estar atento para aproveitar as promoções e fugir das fraudes

Encontro Digital
- Foto: Pixabay

Na sexta-feira da próxima semana, dia 23 de novembro, muitas lojas do Brasil vão aderir à campanha de descontos chamada Black Friday, uma ação do varejo que surgiu nos Estados Unidos e que promete, durante o dia inteiro, oferecer descontos significativos em vários produtos. As promoções valerão tanto para lojas físicas quanto para os sites. Entretanto, o consumidor deve ficar atento para não ser enganado por fornecedores que maqueiam os preços, simulando uma redução que, na prática, não existe. Isso acabou gerando o apelido de "black fraude" no país.

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para que o cliente evite cair em golpes. Segundo o advogado Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da ALMG, a Black Friday é uma oportunidade para que lojistas provem a capacidade de manter uma relação comercial transparente com os consumidores, oferecendo descontos reais nos produtos anunciados. "Nenhum comerciante é obrigado a participar da Black Friday, mas os que participarem devem fazer por merecer a confiança de seus clientes", diz Barbosa, citado em matéria divulgada no site da assembleia. Ele lembra que os órgãos de defesa do consumidor estão atentos e que "qualquer abuso detectado será prontamente combatido com os instrumentos previstos pela legislação ".

Abaixo, o Procon Assembleia dá dicas para o consumidor evitar a "black fraude":


(com portal da ALMG).