Durante a Black Friday, evento promocional do comércio brasileiro, ocorrido na última sexta, dia 23 de novembro, o tráfego de consumidores brasileiros nas lojas online triplicou em relação à média do mês de outubro, o que resultou num aumento de 5,4 vezes nas vendas. Na noite da quinta (22), véspera do evento, as vendas pela internet registraram às 22h um crescimento de quatro vezes em computadores de mesa (desktops) e de 4,5 vezes no celular quando confrontadas com a quinta anterior. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela plataforma de anúncios Criteo.
"Em comparação aos anos anteriores, quando quase a totalidade das compras foram realizadas durante a Black Friday, nesta edição observamos um grande movimento também nos dias anteriores e posteriores, principalmente em compras fechadas através de dispositivos móveis. A Black Friday continua conquistando cada vez mais espaço no Brasil com vendas chegando a ser cinco vezes maiores. Ainda hoje as compras seguem aquecidas nas lojas físicas e, por isso, é muito importante que tanto as marcas quanto os varejistas alinhem a estratégia online com uma experiência relevante e de qualidade nas lojas", comenta Alessander Firmino, diretor geral da Criteo no Brasil, em comunicado enviado à imprensa.
As três categorias com melhor desempenho de vendas na Black Friday foram varejo, sites de comparação de produtos e vestuário. A categoria que mais cresceu, com 35%, foi a de viagens.
Segundo o levantamento, a escolha do dispositivo mudou significativamente dependendo da categoria. Os aparelhos com acesso à internet móvel foram usados principalmente para comprar alimentos e bebidas (95%) e anúncios e classificados (73%), enquanto o desktop foi predominante no varejo (60%) e em viagens (69%).
Em geral, navegar em dispositivos móveis e comprar em computadores ainda é a norma, embora haja também casos em que os consumidores navegam em desktop e concluem a compra via mobile.
Mais comprados
Os produtos mais populares entre os consumidores brasileiros durante a Black Friday deste ano foram smartphones, calçados e aparelhos de TV, informa a Criteo.
Cyber Monday
Durante a Cyber Monday, outro evento de descontos criado nos Estados Unidos e que corresponde à segunda-feira posterior à Black Friday, apesar do foco nos produtos eletrônicos, o crescimento das vendas no Brasil não foi tão expressivo quanto em outros países, segundo a Criteo.