Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae Minas, quatro em cada cinco donos de pequenos negócios não pretendem contratar funcionários temporários para as festas de final do ano. O levantamento ouviu mais de 5,8 mil empreendedores e aponta que apenas 18,5% deles pretendem reforçar o quadro de trabalhadores, especialmente para o Natal.
De acordo com os dados, 80% dos empresários de pequenas empresas do país não pretendem fazer nenhuma contratação temporária; 9% têm intenção de contratar de dois a três funcionários; 7% irão abrir apenas uma vaga; e 1,5% disseram que irão contratar de quatro a seis funcionários.
O setor de serviços foi o que teve o maior percentual de entrevistados que não irão contratar, 82%; seguido pela indústria, com 80%; e pelo comércio, com 79%.
A cautela de boa parte dos empresários em relação às vendas pode ter sido um dos motivos de não abrir vagas temporárias no final do ano, informa o Sebrae Minas, por meio de matéria publicada em seu site oficial. De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados disseram que as vendas de Natal de 2018 serão iguais às de 2017. Já 30% acreditam que o período será melhor se comparado com o ano passado.
Qualificação
Para os empresários que disseram que pretendem contratar no final de ano, mais da metade (52%) afirmam que a falta de qualificação é um problema para o preenchimento das vagas temporárias. A maior dificuldade de contratação foi percebida no setor da indústria (55%); seguida pelo serviço (53%); e pelo comércio (50%). Em Minas Gerais, 55% dos entrevistados declararam terem tido dificuldades em encontrar mão de obra qualificada, conforme o Sebrae.
(com Agência Sebrae)