Uma estimativa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fercomércio) do Estado de São Paulo nesta quarta, dia 2 de janeiro, aponta que o varejo brasileiro pode deixar de faturar R$ 7,6 bilhões em 2019, em virtude dos feriados nacionais.
O montante, no entanto, representa apenas 0,4% de tudo o que o comércio varejista fatura em um ano – é como se as lojas ficassem totalmente fechadas por um dia e meio.
Segundo a Fecomércio-SP, esse valor é 32% inferior ao estimado em 2018 (R$ 11,2 bilhões), já que, este ano, teremos menos feriados e fins de semana prolongados.
No ano passado foram 15 dias entre feriados e fins de semana prolongados. Este ano serão 10 dias. Nessa conta foram desconsiderados os feriados municipais e estaduais.
O setor que deve ser mais prejudicado com os feriados de 2019 é o de outras atividades (combustíveis, joias e relógios e artigos de papelaria, entre outros), que pode perder R$ 3,6 bilhões, segundo a Fecomércio.
Já os supermercados podem perder R$ 1,93 bilhão; as farmácias e perfumarias R$ 1,1 bilhão; o setor de vestuário, tecidos e calçados pode deixar de arrecadar R$ 801 milhões; e o de móveis e decoração, R$ 620 milhões.
(com Agência Brasil)