Revista Encontro

TURISMO

Minas Gerais lidera o turismo no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Mais de 32 milhões de turistas estiveram no estado em 2024, que também recebeu mais visitantes estrangeiros em relação ao ano anterior

Agência Minas
- Foto: Amira Hissa/PBH
Com crescimento 100% acima da média nacional em 2024, Minas Gerais consolidou sua liderança no turismo do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posição reafirma o setor como fundamental no desenvolvimento econômico do estado, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e assegurando milhares de empregos.
.

Ao todo, mais de 32 milhões de turistas estiveram em Minas Gerais em 2024. Desse total, cerca de 42,6 mil visitantes são estrangeiros, número 10,6% maior em relação ao ano anterior, de acordo com Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento respondeu pela criação de quase 20 mil postos de trabalho.
.

Entre as épocas que mais atraem turistas ao estado, estão o Carnaval - onde a economia de Minas foi impactada em quase R$ 5 bilhões, e a Semana Santa, quando 500 mil pessoas visitaram diversos destinos culturais e religiosos, movimentando 600 cidades.
.

Expansão da malha aérea e acessibilidade


Minas Gerais conta atualmente com voos regulares para 14 cidades, ampliando o acesso aos destinos turísticos e fomentando o fluxo de visitantes. O Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em outubro, totalizando mais de 10 milhões de embarques e desembarques no acumulado do ano.

Ocupação hoteleira em alta


O setor hoteleiro também reflete o avanço do turismo. De janeiro a novembro, a taxa de ocupação na região metropolitana de Belo Horizonte atingiu 62,83%, enquanto o interior registrou 49,62%, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023. O incremento é impulsionado pela diversificação de atrações, como festivais culturais, experiências gastronômicas e ecoturismo.
.