Com crescimento 100% acima da média nacional em 2024, Minas Gerais consolidou sua liderança no turismo do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posição reafirma o setor como fundamental no desenvolvimento econômico do estado, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e assegurando milhares de empregos.
Ao todo, mais de 32 milhões de turistas estiveram em Minas Gerais em 2024. Desse total, cerca de 42,6 mil visitantes são estrangeiros, número 10,6% maior em relação ao ano anterior, de acordo com Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento respondeu pela criação de quase 20 mil postos de trabalho.
Entre as épocas que mais atraem turistas ao estado, estão o Carnaval - onde a economia de Minas foi impactada em quase R$ 5 bilhões, e a Semana Santa, quando 500 mil pessoas visitaram diversos destinos culturais e religiosos, movimentando 600 cidades.
Expansão da malha aérea e acessibilidade
Minas Gerais conta atualmente com voos regulares para 14 cidades, ampliando o acesso aos destinos turísticos e fomentando o fluxo de visitantes. O Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em outubro, totalizando mais de 10 milhões de embarques e desembarques no acumulado do ano.
Ocupação hoteleira em alta
O setor hoteleiro também reflete o avanço do turismo. De janeiro a novembro, a taxa de ocupação na região metropolitana de Belo Horizonte atingiu 62,83%, enquanto o interior registrou 49,62%, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023. O incremento é impulsionado pela diversificação de atrações, como festivais culturais, experiências gastronômicas e ecoturismo.