

Encontro conversou com o advogado tributarista sobre a concepção do livro e sobre os contextos atuais do Direito Empresarial e do Direito Tributário. Confira:
Como surgiu a ideia de fazer um livro para comemorar os 10 anos do escritório?
Queríamos deixar marcado esse aniversário. O livro, com a participação da equipe e convidados, marca a data com qualidade e de forma mais perene do que simplesmente fazer uma festa, principalmente considerando as restrições sanitárias ainda enfrentadas no país.
Como o Direito Tributário e o Empresarial estão se transformando com o mundo cada vez mais tecnológico?
O avanço tecnológico tem influenciado diretamente no modelo de negócios, sendo flagrante o avanço do e-commerce, da migração da mídia para as redes sociais e a mudança de hábito dos consumidores que têm preferido o uso à aquisição de bens. A arrecadação do imposto sobre serviço tende a crescer na mesma proporção que imaginamos a queda na arrecadação do ICMS, hoje o imposto mais eficiente, com maior arrecadação. Por outro lado, a tecnologia é a maior aliada do fisco nacional, que passou a ter acesso a uma enormidade de informações via o compartilhamento de inúmeros dados, tornando cada vez mais difícil a sonegação fiscal. O cenário é desafiador e exige planejamento de longo prazo da atividade empresarial e do nosso sistema tributário.
Ainda nesse contexto, quais são os principais desafios de um escritório especializado atualmente?
O nosso maior desafio é se manter atualizado. Atualizado não só em relação às mudanças legislativas no campo tributário e empresarial, que são constantes, mas também sempre acompanhando com atenção redobrada as mudanças na dinâmica da vida empresarial. Sempre digo que o escritório verdadeiramente especializado domina não só o campo do direito no qual atua, mas também a dinâmica do negócio do seu cliente, pois somente assim saberá quais são as melhores alternativas a serem apresentadas para cada caso.