Estado de Minas ARTE

Exposição internacional de Joan Miró chega a BH, no Pátio Savassi

A mostra é uma experiência imersiva com obras originais do artista espanhol, reconhecidas em todo o mundo


postado em 12/12/2022 16:47 / atualizado em 25/01/2023 15:16

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Até 12 de janeiro de 2023, "O Jardim das Maravilhas de Miró", estará em exposição no Piso L3 do Pátio Savassi. Grande sucesso de público em São Paulo, a mostra, que se inspira nas criações do artista espanhol Joan Miró e também nos poemas de Rafael Alberti, é livre para todas as idades. Com experiências imersivas e lúdicas divididas em sete ambientes: Observatório das Obras, Horto das Formas, Fonte das Cores, Sintonia com o Cosmos, Infinito Criativo e Farol do Mundo, cada uma dessas áreas estimula uma sensação e proporciona diferentes reflexões e vivências. A pré-venda da exposição, com ingressos limitados, acontece de 21 de novembro a 9 de dezembro, pelo superapp Multi.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Os módulos do circuito conduzem os visitantes de forma lúdica por um percurso livremente inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta Rafael Alberti em homenagem ao pintor e escultor catalão Joan Miró, incluindo poemas e litografias originais do artista catalão. Com obras reconhecidas em todo o mundo pelos conceitos de Surrealismo, Cubismo e Fauvismo, e pelas características de espontaneidade, experimentalismo, e interpretações simbólicas, Miró está entre os mais notáveis do século 20.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Produção da YDreams Global em parceria com o Museu Céu Aberto, a exposição tem curadoria assinada por Karina Israel, Aline Sultani e Paulo Solano e foi livremente inspirada na coleção literária de Alberti, pertencente ao grupo andaluz da geração de 1927, em homenagem a Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua, e as estrelas, que fazem referência à comparação que Joan gostava fazer da sua postura de artista com a de um jardineiro: "aquele que cuida e experimenta para melhor criar".

Para visitar, é necessário comprar o ingresso (R - inteira) previamente pelo Sympla, app Multi ou bilheteria do shopping. A meia-entrada (R) é válida para crianças de 2 a 12 anos, estudantes (mediante apresentação de RG e carteirinha escolar), maiores de 60 anos e clientes PCD’S. Crianças de até 2 anos não pagam.

TEA

O primeiro horário de visitação da exposição, às segundas-feiras (10h), será reservado para sessão exclusiva destinada às pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes. A iniciativa visa diminuir o impacto da aglomeração de público, tornando a visita mais agradável.

Sobre Joan Miró

Um dos maiores expoentes da arte mundial, Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893 e viveu até os 90 anos. A partir do Surrealismo, do Cubismo, do Fauvismo, Miró criou sua própria linguagem artística conhecida pela espontaneidade e pelo experimentalismo. Ansiava por traduzir a leveza e a originalidade que via nas coisas, cores e formas ao seu redor. Com seu olhar de criança e traço firme, o pintor, gravador, escultor e ceramista buscou retratar o mundo com essa visão aberta e quase primitiva, filtrada, porém pela inteligência de um homem maduro do século XX.

Sobre Rafael Alberti

Rafael Alberti (1902-1999) foi um poeta e dramaturgo espanhol que pertenceu, junto com García Lorca, ao grupo andaluz da geração de 1927. Das terras andaluzas trouxe o elemento popular, buscando neles uma razão para sua arte. Muito jovem mudou-se para Madri para dedicar-se à sua primeira vocação, a pintura. O amor pela poesia veio durante a convalescença de uma doença pulmonar. Foi vencedor em 1925 do Prêmio Nacional de Literatura espanhol por seu primeiro livro, Marinero en Tierra. Considerado um dos maiores literatos da chamada "Idade de Prata" da literatura espanhola, recebeu diversas honrarias ao longo de sua vida, entre as quais a alta láurea do Prêmio Cervantes em 1983.

Exposição O Jardim das Maravilhas de Miró
Local: Pátio Savassi - piso L3
Data: até 12/01/23
Horário: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 12h às 20h
Ingressos: Inteira R$ 40; meia-entrada R$ 20 (válida para estudantes, +60 anos e clientes PCD'S) - Crianças até 2 anos não pagam e, a partir de 12, é preciso apresentar RG e carteirinha de estudante para pagamento de meia-entrada
Venda de ingressos pelo Sympla, pelo APP Meu Multi, ou na bilheteria do Pátio, no Piso L2.
Classificação livre
Mais informações@meupatiosavassi ou (31) 3263-8521

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação