Revista Encontro

MÚSICA

Show de Hermeto Pascoal marca lançamento do Tabuleiro Jazz Festival

Evento chega à 4ª edição no distrito que pertence à cidade de Conceição do Mato Dentro

Da redação
- Foto: Gabriel Quintão/Divulgação
O Tabuleiro Jazz Festival chega à sua quarta edição trazendo, além de um time de grandes artistas do Brasil e do mundo, uma novidade na programação. Este ano, o evento, que acontece no Distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), será lançado em Belo Horizonte, com um show do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e grupo, na casa de shows Autêntica.
.

A noite será fechada com show de Chico Amaral Quarteto, que reúne nomes reconhecidos na cena musical - Chico Amaral, no sax, Christiano Caldas, no piano, Pablo Souza no baixo acústico e André Limão Queirós, na bateria.
.

De acordo com o curador do festival, o músico Alieksey Vianna, a intenção do show prévio em Belo Horizonte é aproximar ainda mais o público da capital mineira do Tabuleiro Jazz Festival que, em sua última edição, reuniu 4 mil pessoas. "Esse show é uma mostra do que vai acontecer em Tabuleiro, durante os quatro dias de programação. O festival atrai pessoas de todo o Brasil e de Minas, mas tem um grande público em Belo Horizonte e, este ano, escolhemos a cidade para levar um pouquinho do espírito dessa grande festa da música e fazer o convite pessoalmente", conta.
.

No show do Tabuleiro Jazz Festival em Belo Horizonte, Hermeto Pascoal vem acompanhado de Fábio Pascoal (percussão), Itiberê Zwarg (baixo), Felipe Montanaro (piano), Jota P (saxes e flautas) e Ajurinã Zwarg (bateria). Uma das %uFB01guras mais in%uFB02uentes na música brasileira e internacional, o compositor, arranjador e multi-instrumentista acaba de lançar o álbum de inéditas "Pra você, Ilza", homenagem póstuma à esposa Ilza Silva.
.

O grupo Chico Amaral Quarteto apresenta um repertório baseado no trabalho mais recente de Chico Amaral, o disco virtual Canções Brasileiras, uma leitura instrumental de clássicos de nossa música, compostos por nomes como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e outros. Completam o programa, algumas composições do saxofonista, sempre abrindo espaço ao improviso dos músicos.
.

Programação do Tabuleiro Jazz Festival em Conceição do Mato Dentro

Em Conceição do Mato Dentro, a programação é gratuita e acontece de 8 a 11 de agosto, com concertos, shows, oficinas de música, atividades voltadas para o meio ambiente e a tradicional feira gastronômica com produtos típicos locais.
.

No dia 8 de agosto, o concerto de abertura na Igreja Matriz traz a Orquestra Opus, acompanhada dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão. No dia 9, a programação passa a ser realizada no distrito de Tabuleiro, com shows de artistas regionais. Se apresentam Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio.
.

No fim de semana, dias 10 e 11, passarão pelo palco do Tabuleiro Jazz Festival grandes grupos e artistas como Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ), Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA) e Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias).
.

Também se apresentarão as vencedoras do 1º FESCOMDE – Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, Júlia Guedes (Prata da Casa) e Laís Gomes (1º prêmio).
.

O curador Aliéksey Vianna explica que a escolha dos artistas passou pela diversidade musical. "Temos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina atual, passando pelo lirismo do trompetista sul africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch. Mostraremos também uma bela diversidade de cantautoras mineiras: Laís Gomes, Júlia Guedes, Elaine Abras e Adrielle Assis. Tudo isso com a luxuosa colaboração de alguns dos melhores instrumentistas de Minas e até de outros estados e países". Ele destaca ainda a homenagem do festival ao mestre Nivaldo Ornelas, "um dos maiores expoentes da música instrumental mineira e brasileira", afirma.
.

Conceição do Mato Dentro

A natureza de Conceição do Mato Dentro, localizada na região Central de Minas, é um espetáculo à parte. Referência nacional no ecoturismo, o município conta com várias cachoeiras, grutas, piscinas naturais e sítios arqueológicos. Entre os seus grandes atrativos está a Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas e a terceira do Brasil, considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real.
.
Além das belezas naturais, Conceição do Mato Dentro se destaca pela riqueza de seu patrimônio arquitetônico, com construções do século XVIII, de sua gastronomia, com o famoso pastel de angu e os doces mineiros, e também pelas manifestações culturais e festas religiosas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos e a Marujada.
.

Lançamento do Tabuleiro Jazz Festival - 4ª edição
Onde: Autêntica
Endereço: Rua Álvares Mciel, 312, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Data: 27 de julho de 2024   
Horário: a partir das 21:30h
Shows: Hermeto Pascoal e grupo; e Chico Amaral Quarteto
Ingressos à venda no Sympla

Mais informações e programação completa do Tabuleiro Jazz Festival - 4ª ediçãowww.tabuleirojazzfestival.com.br
.